Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Faculdade de Coimbra desenvolve solução para gestão de baterias para VEs


Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolveram um software de gestão térmica de baterias que pretende prolongar a vida útil deste sistema de armazenamento de energia. Para tal, recorre a um método de modelação térmica para estimar o estado e a vida útil das baterias de iões de lítio usadas pelo setor automóvel nos veículos elétricos.
O objetivo é que, com um sistema de monitorização e controle (BMS, BTM), o tempo de vida útil da bateria possa ser prolongado através de uma operação dentro dos parâmetros de funcionamento que garante uma vida útil elevada para cada elemento de um pack de baterias.

Este foi um dos 15 projetos de investigação científica com aplicabilidade comercial contemplados com uma das Bolsas de Ignição financiada pelo INOV C 2020, um projeto suportado por verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro. Estes projetos representam um investimento total de 150.000 euros, com um financiamento FEDER máximo de 8.500 euros por cada bolsa.

Recorde-se que o consórcio INOV C 2020 é liderado pela Universidade de Coimbra e conta com dez parceiros: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemFaculdade de Coimbra desenvolve solução para gestão baterias de VEs

Publicado no Verdesobrerodas



Por Exame Informática conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário