Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Cidade de Hamburgo recebe primeiro ônibus elétrico da MB


A divisão de ônibus da Mercedes-Benz entregou na cidade de Hamburgo o primeiro exemplar do seu novo ônibus elétrico, o eCitaro. O primeiro de uma pequena frota de ônibus de emissões zero que prestarão serviço nessa cidade alemã.

A Daimler apresentou o novo eCitaro no último mês de setembro e conta com um pacote de baterias de 243 kWh que alimentam dois motores elétricos que vão montados sobre ambos os eixos. 

Ao contrário do ônibus Sora, desenvolvido pela Toyota para a cidade de Tokyo, o novo eCitaro da Mercedes-Benz alimenta seus motores elétricos somente com baterias, e não com tecnologia de célula de combustível de hidrogênio. O eCitaro distribui seus elementos como em um ônibus convencional atual, mas neste caso não há o motor de combustão e em seu lugar, na parte traseira, fica acomodado o enorme pack de baterias. Os motores elétricos vão montados sobre os eixos e o resto dos mecanismos, como o sistema de refrigeração, vão no teto. Essa distribuição permite que o ônibus tenha um interior bastante limpo e plano, o que facilita sua distribuição.

Essa unidade é somente a primeira dos 20 ônibus elétricos que a marca alemã está fabricando para a Hochbahn, uma empresa de transporte local da cidade de Hamburgo. Por enquanto, essa pequena frota de ônibus elétricos servirá como programa piloto para a empresa, que pretende eliminar de hoje até 2020 todos os seus veículos alimentados por combustível fóssil e assim contar com uma frota 100% de emissões zero.

A frota atual da Hochbahn é de cerca de 1.000 ônibus que operam 11 linhas em toda a Alemanha, de modo que se trata de uma frota muito grande. A Mercedes-Benz já anunciou que depois do eCitaro 2018 chegará uma nova geração que será muito mais capaz e que permitirá às empresas operadoras utilizar o modelo em uma maior faixa de possibilidades e rotas.

Graças ao seu pack de baterias de 243 kWh, o eCitaro é capaz de rodar até 250 km com uma só carga, sempre considerando as condições adequadas. Segundo o fabricante alemão, sua autonomia mínima é de 150 quilômetros, sendo capaz de acomodar até 88 passageiros e conta com uma capacidade de carga de 7 toneladas.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemCidade de Hamburgo recebe primeiro ônibus elétrico da MB

Publicado no Verdesobrerodas



Por PlanetCarsz conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário