Produzir carros elétricos é mais
prejudicial para o ambiente do que carros tradicionais, mas o impacto sobre os
ecossistemas é compensado por
emitirem muito menos poluição do que os a gasolina ou gasóleo,
indica um relatório europeu divulgado, esta quinta-feira.
O relatório da Agência Europeia
do Ambiente (AEA) confirma que os carros elétricos são melhores para o ambiente
e para a qualidade do ar, porque emitem muito menos gases com efeito de estufa
e poluentes atmosféricos em todo o seu ciclo de vida, comparando com os
veículos a gasolina ou diesel.
A AEA salienta no documento que a promoção das energias renováveis e da economia circular (incluindo os veículos partilhados ou a mudança para designs que permitam a reutilização e reciclagem) vai ajudar a maximizar os benefícios da mudança para os veículos elétricos.
Denominado “Veículos elétricos,
ciclo de vida e perspectivas de economia circular”, o relatório analisa o
impacto dos carros elétricos nas alterações climáticas, na qualidade do ar,
ruído e ecossistemas, comparando-o com os automóveis tradicionais.
E conclui que um carro elétrico,
em todo o ciclo de vida, produz menos gases com efeito de estufa e poluentes do
ar do que os movidos a gasolina ou diesel. No entanto, diz o documento, o carro
elétrico polui mais na fase de produção, especialmente devido à necessidade de
extração e processamento de cobre, níquel e outras matérias-primas fundamentais
para as baterias.
Comparando as emissões de gases
com efeito de estufa em todo o ciclo de vida os veículos elétricos poluem menos
17% a 30% do que os carros a gasolina ou gasóleo. Com as novas políticas
ambientais europeias, as emissões do ciclo de vida de um veículo elétrico tipo
deverão ser 73% menores até 2050, segundo as contas da AEA.
Para a qualidade do ar local,
naturalmente os veículos elétricos são melhores, porque não produzem emissões
de escape, ainda que poluam de outras formas, como através dos pneus, diz-se no
documento. Que também salienta os benefícios em termos de poluição sonora. A Agência diz que questões
ambientais podem ser minimizadas através de um sistema de economia circular que
facilitasse a reutilização e a reciclagem, especialmente das baterias dos
carros elétricos.
Segundo a AEA as emissões de
gases com efeito de estufa do setor dos transportes têm vindo a aumentar na União
Europeia desde 2014. Estimativas preliminares para 2017 indicam que as emissões
dos transportes aumentaram 28% em relação aos níveis de 1990.
Os transportes continuam a ser
uma fonte significativa de poluição do ar e são a principal fonte de ruído ambiental
na Europa, diz-se no resumo do documento. As emissões de dióxido de carbono
dos novos automóveis de passageiros na União Europeia aumentaram 0,4% em 2017,
a primeira vez que houve um aumento desde 2010. Nos veículos comerciais as
emissões continuam em queda. Os registos de carros elétricos
aumentaram 51% em 2017, representando 0,6% de todos as novas matrículas da
União Europeia. Em relação aos híbridos “plug in” houve um crescimento de 35%,
representando 0,8% dos novos registos.
Também em 2017, ainda segundo
a mesma fonte, houve um aumento das vendas dos carros a gasolina em relação ao gasóleo,
representando 53%, o que aconteceu pela primeira vez desde que se faz essa
contabilidade. A AEA salienta que
continua a ser um desafio a redução do consumo de combustíveis fósseis nos transportes,
continuando o uso de energias alternativas muito abaixo da meta dos 10% (em
2020). Até agora apenas dois Estados membros, a Áustria e a Suécia, atingiram o
objetivo dos 10%.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: AEA confirma que carros elétricos são melhores para o ambiente
Publicado no
Verdesobrerodas
Por ECO conteúdo
É sempre bom saber onde encontrar multimarcas veiculos SP.
ResponderExcluir