A Tesla registou uma nova
patente para um novo sistema anti-furo e de gestão de pressão dos pneus, que
vai controlar a pressão interna e ajustando a quantidade de ar conforme as
condições de condução.
Embora o construtor de carros elétricos não tenha
confirmado, este sistema foi criado especificamente para ser usado no seu
caminhão elétrico, o Tesla Semi, já que foi desenvolvido por um dos engenheiros
encarregados do projeto do primeiro pesado de mercadorias da marca americana.
O sistema descrito na patente da Tesla procura resolver um problema comum a mecanismos de inflacionamento de pneus. Antigamente, estes sistemas eram montados nos eixos e tornavam-se vulneráveis à invasão de elementos estranhos, que eventualmente levariam à avaria do sistema anti-furo. Em vez disso, a Tesla optou por montar um selo rotativo entre os rolamentos, de modo a que o ar guardado fique livre de contaminantes, até que seja necessário passar do reservatório para os pneus e vice-versa. O sistema não será usado apenas em caso de furo, mas sim para gerir a pressão dos pneus e a sua aderência ao asfalto, de modo a assegurar o equilíbrio necessário entre segurança e eficiência energética.
Embora o seu criador,
John Furtado, já não esteja na Tesla, a marca americana vai continuar a usar
este sistema. A sua montagem vai tirar proveito de uma maior integração das
peças entre eixo, motor e transmissão, que deixa espaço aberto para outros
sistemas que tornam as viagens mais confortáveis e mais seguras. Ainda não se
sabe se este sistema anti-furo e de gestão da pressão de pneus vai estar
disponível logo nas primeiras unidades do Semi que saírem das linhas de
produção.
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Postagem: Tesla registra nova patente
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