Um tipo de bateria que
pode deixar carros e ônibus elétricos mais baratos, que recarrega mais
rapidamente e cujo descarte tem menos impactos ao meio ambiente.
Estas são algumas das promessas da empresa NantEnergy com as baterias que usam zinco e oxigênio, chamadas de zinco-ar.
Estas são algumas das promessas da empresa NantEnergy com as baterias que usam zinco e oxigênio, chamadas de zinco-ar.
A empresa do empreendedor da área de biotecnologia, Patrick Soon-Shiong diz que o custo do armazenamento de energia com este tipo de bateria é de em torno de US$ 100 o quilowatt-hora. Ao jornal norte-americano, The New York Times, o diretor do Centro de Energia Limpa da Universidade do Sul da Flórida, Yogi Goswami, disse que nas baterias de íons de lítio, as mais usadas em carros e ônibus elétricos, o custo de armazenamento pode variar entre US$ 250 e US$ 400.
O proprietário da empresa
disse ao periódico que já foi desenvolvido para testes um protótipo de rádio
móvel com este tipo de bateria, cuja densidade é grande, e que pensa na
utilização em scooters, carros, ônibus e trens a partir de 2020. A abundância do zinco em
relação ao lítio é uma das explicações para o custo do armazenamento ser menor.
Segundo o professor de
química da Universidade do Sul da Califórnia, Sri R. Narayan, ao The New York
Times, as reservas de zinco são 20 vezes mais abundantes que de lítio. Áustria
e China juntas têm quase metade das reservas mundiais hoje conhecidas. Os EUA
têm em torno de 5% do mineral e reponde por 7% da produção. Mesmo assim, segundo o
professor, as jazidas atuais são limitadas e conseguiram atender à demanda por
apenas 25 anos.
“Dado o atual volume
de produção do zinco, as reservas deste mineral durarão cerca de 25 anos …
Portanto, considerando as reservas disponíveis, não sabemos se teremos zinco
suficiente para fazer frente à enorme necessidade que resultará da demanda de
baterias em escala de grade”.
VANTAGENS E
DESVANTAGENS PARA A SAÚDE:
- De uma maneira geral, as baterias de zinco-ar podem trazer algumas vantagens para a saúde.
- Diferentemente das baterias de lítio, não são inflamáveis e, de acordo com a revista especializada MIT Technology é possível descartar as baterias de zinco-ar com quase nenhum risco à natureza, o que ocorre com o lítio. A exposição prolongada ao lítio pode causar fluidos nos pulmões.
- Entretanto, a publicação aponta riscos também com a mineração e processamento do zinco.
- Isso porque o minério é formado de sulfeto de zinco, produzido, geralmente, junto com chumbo, cádmio e níquel.
- A produção das baterias de zinco-ar pode gerar problemas devido à emissão de vapor de cádmio e dióxido de enxofre.
As indústrias e
universidades, em especial nos países desenvolvidos, têm buscado formas de
deixar as baterias cada vez mais eficientes, baratas e reduzir a agressão delas
ao meio ambiente. Um dos estudos, por
exemplo, pretende substituir o cobalto nas baterias, que apesar de ter a
capacidade de dar estabilidade aos materiais componentes da bateria, o que
permite carregar e descarregar o veículo por muitos anos, é caro e suscetível a
superaquecimento.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Baterias de zinco-ar pode ajuda mercado de veículos elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Adamo Bazani conteúdo
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