Segundo estudo divulgado
em setembro pela consultoria Mckinsey, até 2030, de 15% a 30% da frota de
veículos vendidos no Brasil será híbrida ou totalmente elétrica.
Isso demonstra
que, cada vez mais, as pessoas estão interessadas em conhecer mais sobre um
veículo eletrificado e seus benefícios.
“As pessoas pensam que o carro elétrico
é mais devagar, menos divertido, que a bateria vai estragar. Os países que
estão mais avançados na eletromobilidade possuem maior presença dos carros na
rua, assim as pessoas conseguem ver como funciona.
Quem dirige sente a diferença e acaba quebrando vários conceitos, como achar que a bateria acaba, entre outras coisas”, explica Bernardo Ferreira, consultor associado da Mckinsey.
Quem dirige sente a diferença e acaba quebrando vários conceitos, como achar que a bateria acaba, entre outras coisas”, explica Bernardo Ferreira, consultor associado da Mckinsey.
Dentro dos números
projetados para a venda de modelos mais eficientes, acredita-se que os veículos
híbridos serão os destaques, até mesmo por ser uma mudança menos radical de
consumo. A Toyota, uma das principais montadoras do mundo, foi pioneira em
produzir e comercializar o primeiro híbrido em escala mundial, o Prius. Nos últimos
20 anos, já foram comercializados quase 12 milhões de unidades. Em 2016, a
montadora lançou a quarta geração do modelo, que é considerado atualmente o
carro mais eficiente do País - segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do
Inmetro.
“Num primeiro momento, é
preciso que o consumidor tenha o conhecimento a respeito do que é um veículo
eletrificado, conheça os seus benefícios e tenha segurança para incorporar este
tipo de tecnologia na sua rotina. No caso da Toyota, diversas atividades para o
público envolvendo a tecnologia híbrida têm sido realizadas ao longo dos
últimos anos. Por outro lado, com base no que já foi feito em outros países
para tornar possível a introdução de veículos eletrificados em seus mercados,
também é importante investir em políticas públicas estaduais que incentivem e
estimulem a produção nacional”, conta Thiago Sugahara, chefe de relações
governamentais da Toyota do Brasil.
A montadora também
acredita que o mercado brasileiro está em fase de transição e adequação às
novas tecnologias. Por esse motivo, apresentou o primeiro híbrido flex do
mundo, em parceria com a Toyota Motor Corporation. “É um bom exemplo de
adaptação necessária para a criação de um mercado sólido para veículos
eletrificados no Brasil”, complementa, Sugahara.
Além da adequação aos
modelos híbridos e elétricos, outro fator que ainda trava o consumo desses
modelos é o preço. Muitos agentes do setor defendem a desoneração do IPVA para
consumidores, que já acontece em São Paulo, porém o valor do tributo ainda não está
sendo devolvido aos proprietários. Outro ponto é a revisão do IPI (Imposto
Federal) e a desoneração do ICMS (Imposto Estadual), ajudando a viabilização da
produção de carros híbridos e elétricos no médio prazo.
Até 2020, a multinacional
japonesa contará com 10 modelos elétricos. Segundo o estudo da Mckinsey, citado
anteriormente, nos próximos dois anos serão lançados, aproximadamente, 300
novos modelos mais sustentáveis e eficientes. Abordando o cenário atual, a
Toyota afirma que os carros híbridos são mais populares no Japão, Europa e
Estados Unidos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Até 30% das vendas de carros no Brasil será eletrificado
Publicado no
Verdesobrerodas
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