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sábado, 27 de outubro de 2018

Até 30% das vendas de carros no Brasil será eletrificado


Segundo estudo divulgado em setembro pela consultoria Mckinsey, até 2030, de 15% a 30% da frota de veículos vendidos no Brasil será híbrida ou totalmente elétrica. 

Isso demonstra que, cada vez mais, as pessoas estão interessadas em conhecer mais sobre um veículo eletrificado e seus benefícios. 

“As pessoas pensam que o carro elétrico é mais devagar, menos divertido, que a bateria vai estragar. Os países que estão mais avançados na eletromobilidade possuem maior presença dos carros na rua, assim as pessoas conseguem ver como funciona.
Quem dirige sente a diferença e acaba quebrando vários conceitos, como achar que a bateria acaba, entre outras coisas”, explica Bernardo Ferreira, consultor associado da Mckinsey.

Dentro dos números projetados para a venda de modelos mais eficientes, acredita-se que os veículos híbridos serão os destaques, até mesmo por ser uma mudança menos radical de consumo. A Toyota, uma das principais montadoras do mundo, foi pioneira em produzir e comercializar o primeiro híbrido em escala mundial, o Prius. Nos últimos 20 anos, já foram comercializados quase 12 milhões de unidades. Em 2016, a montadora lançou a quarta geração do modelo, que é considerado atualmente o carro mais eficiente do País - segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

“Num primeiro momento, é preciso que o consumidor tenha o conhecimento a respeito do que é um veículo eletrificado, conheça os seus benefícios e tenha segurança para incorporar este tipo de tecnologia na sua rotina. No caso da Toyota, diversas atividades para o público envolvendo a tecnologia híbrida têm sido realizadas ao longo dos últimos anos. Por outro lado, com base no que já foi feito em outros países para tornar possível a introdução de veículos eletrificados em seus mercados, também é importante investir em políticas públicas estaduais que incentivem e estimulem a produção nacional”, conta Thiago Sugahara, chefe de relações governamentais da Toyota do Brasil.

A montadora também acredita que o mercado brasileiro está em fase de transição e adequação às novas tecnologias. Por esse motivo, apresentou o primeiro híbrido flex do mundo, em parceria com a Toyota Motor Corporation. “É um bom exemplo de adaptação necessária para a criação de um mercado sólido para veículos eletrificados no Brasil”, complementa, Sugahara.

Além da adequação aos modelos híbridos e elétricos, outro fator que ainda trava o consumo desses modelos é o preço. Muitos agentes do setor defendem a desoneração do IPVA para consumidores, que já acontece em São Paulo, porém o valor do tributo ainda não está sendo devolvido aos proprietários. Outro ponto é a revisão do IPI (Imposto Federal) e a desoneração do ICMS (Imposto Estadual), ajudando a viabilização da produção de carros híbridos e elétricos no médio prazo. 
 
Até 2020, a multinacional japonesa contará com 10 modelos elétricos. Segundo o estudo da Mckinsey, citado anteriormente, nos próximos dois anos serão lançados, aproximadamente, 300 novos modelos mais sustentáveis e eficientes. Abordando o cenário atual, a Toyota afirma que os carros híbridos são mais populares no Japão, Europa e Estados Unidos. 

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Publicado no Verdesobrerodas



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