Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Veículos elétricos desfilarão nas ruas de São Paulo


No próximo sábado, 15 de setembro de 2018, as ruas de parte da região central da cidade de São Paulo serão tomadas por bicicletas, motos, carros, caminhões e ônibus elétricos.

A data marca o Dia da Mobilidade Elétrica e tem o objetivo de mostrar para a opinião pública que os veículos movidos à eletricidade estão cada vez mais viáveis tanto do ponto de vista tecnológico como operacional.

A concentração será às 9h00 em frente ao Clube da SABESP, na Rua Treze de Maio, 1642 – Bela Vista. De lá, os elétricos seguem pela Avenida Paulista, Avenida Dr. Arnaldo, Rua Major Natanael, Rua Itajobi, Rua Capivari, Rua Desembargador Paulo Passaláqua, Praça Charles Miller (em frente ao Estádio do Pacaembu), onde ocorrem as exposições dos veículos e conversas com os representantes dos fabricantes.

O evento é promovido pela ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que reúne as indústrias do setor.

E-BUS:
Uma das novidades será a apresentação do E-Bus com novo conjunto de baterias.
Trata-se do primeiro ônibus 100% elétrico articulado do Brasil, com 18 metros de comprimento. O veículo era um trólebus que operava no Corredor ABD, entre a cidade de São Paulo e o ABC Paulista, mas após uma parceria entre a Eletra Industrial e a Mitsubishi, em 2013, o modelo foi transformado em elétrico com baterias, sem mais a necessidade da rede aérea para operar. Além de ter as baterias carregadas na garagem, o E-Bus também passou a contar com uma estação de recarga rápida no Terminal Diadema.

A Eletra também vai participar da carreata com duas unidades do Dual Bus.
Dual Bus é o conceito pelo qual em um único veículo com tração elétrica há duas fontes diferentes de alimentação de energia.

As duas unidades de Dual Bus que vão ser levadas para o evento são:
– Dual Bus (Híbrido + Trólebus): É um veículo de 23 metros de comprimento, capacidade para 153 passageiros e que pode funcionar como trólebus, ligado à rede aérea, ou como híbrido, que conta com um pequeno motor a diesel que gera energia para as baterias. A tração é somente pelo motor elétrico. Na função trólebus, um dos diferenciais é que as alavancas são recolhidas automaticamente (recolhimento pneumático), sem necessidade de o motorista puxar as cordas que ficam atrás dos trólebus mais antigos. O modelo está em operação desde 2015 no Corredor ABD.

– Dual Bus (Híbrido + Baterias): É um veículo de 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros, que pode funcionar como híbrido, com um motor pequeno a diesel só para gerar energia, e somente com baterias, neste caso, por 20 km cada volta. As opções híbrido ou só bateria são selecionadas pelo próprio motorista no painel.  O ônibus está em operação desde 2017.

Outras fabricantes de veículos elétricos ou híbridos devem participar da carreata além da Eletra, como a BYD, BMW e Toyota.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemVeículos elétricos desfilarão nas ruas de São Paulo

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário