Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

São Paulo terá serviço de compartilhamento de motos elétricas


A empresa Riba vai iniciar o compartilhamento de motos elétricas na capital paulista a partir de novembro. O serviço é pioneiro no Brasil e será realizado por meio de Scooters, que poderão ser alugadas por meio de um aplicativo.

Segundo o CEO da Riba, Fernando Freitas, o aplicativo será lançado na última semana de outubro e ficará disponível para download e cadastro.
A liberação para uso ocorrerá nos primeiros dias de novembro. “A ideia é a gente compartilhar Scooters elétricas através de um aplicativo, funciona como a chave. Com ele, você reserva, faz check-in, check-out, pagamento e é uma locação paga por minuto. Pelo aplicativo, você também localiza a que está mais próxima de você, faz uma reserva e, a partir daí, pode utilizar”, explicou.

Inicialmente, a operação será realizada na região de Itaim Bibi, Vila Olímpia e Berrini. A intenção é expandir a área de atuação para a Vila Madalena e compreender também o shopping Morumbi. O projeto começa com 50 Scooters e, até fevereiro de 2019, o plano é colocar mais 200 motos elétricas e fechar o ano que vem com 1.250, conforme estimativa do CEO da empresa. O aluguel terá preço fixo inicial de R$ 0,59 por minuto. Segundo Freitas, haverá um valor promocional para pacote de minutos comprados antecipadamente. O modo de pagamento é por cartão de crédito.

Para alugar, basta abrir o aplicativo, visualizar no mapa a localização e a autonomia das Scooters. Em seguida, basta reservar e ir até o local para retirar a moto elétrica.
De acordo com Freitas, a empresa conseguiu uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para liberar o estacionamento das Scooters em Zona Azul sem necessidade de pagamento. Também é possível deixar o veículo em vagas na rua, desde que seja permitido estacionar.
A gente tem uma parceria com o MobiLab, que é um laboratório de tecnologia e inovação da Prefeitura, focado em projetos de mobilidade urbana”, contou.

Caso a Scooter seja estacionada em local proibido ou receba alguma multa por imprudência no trânsito, o responsável pelo uso do veículo no horário da ocorrência será notificado e receberá a multa. Para utilizar a Scooter, é preciso possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria A. Segundo Freitas, uma das reivindicações para a Prefeitura é que a exigência seja suspensa.

“Um turista consegue vir para o Brasil e usar uma Scooter, por lei, mesmo não tendo uma CNH da categoria do país dele. A gente quer que para o brasileiro passe a valer a mesma coisa”, afirmou o CEO da Riba. Apesar de ser um veículo não poluente, a autonomia ainda é um desafio para esse tipo de compartilhamento. A Scooter pode rodar até 90 quilômetros sem precisar de uma nova carga. Contudo, ao chegar em 20 quilômetros, fica indisponível para aluguel e uma equipe da Riba vai até o local para providenciar nova bateria.

Freitas informou ao Diário do Transporte que a ideia surgiu em um momento em que plataformas de compartilhamento de veículos utilizam carros para o serviço. “Essas plataformas conseguiram baratear o transporte, mas tirou as pessoas do transporte público para os carros”, afirmou.O sistema de compartilhamento foi apresentado durante a carreata do Dia da Mobilidade Elétrica, neste sábado, 15 de setembro, na capital paulista. No evento, foram apresentadas alternativas para reduzir a emissão de poluentes e, pensando pelo ponto de vista da mobilidade, uma opção para desafogar o trânsito dos municípios sem poluir o ambiente: ônibus elétricos.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemSão Paulo terá serviço de compartilhamento de motos elétricas

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário