Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Renault revela protótipo 100% elétrico, conectado, autônomo e partilhado


Com as cidades a terem pela frente um desafio em termos populacionais – estima-se que até 2030 mais de 70% da população mundial resida em ambiente urbano –, alguns dos principais fabricantes automóveis trabalham em soluções para reduzir os engarrafamentos e as emissões, aumentando a segurança.

Uma dessas companhias é a Renault, que aponta para “uma nova era que se abre para a circulação de produtos” em que as expectativas dos clientes se baseiam em “rapidez, flexibilidade e fiabilidade” ao mesmo tempo que o número de compras online cresce exponencialmente.
Assim, a marca francesa apresentou um conceito de mobilidade que abrange o maior número de pessoas assente em eletrificação, conectividade, autonomia e partilha”.

Eis, então, o pano de fundo para o surgimento do Renault EZ-PRO, um protótipo de um veículo-robô vocacionado para a logística urbana do último quilometro. Sendo 100% elétrico, conectado, autônomo e partilhado, o EZ-PRO é composto por dois elementos diferentes designados por ‘pods’, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos.

O protótipo Renault EZ-PRO acompanha a evolução do tradicional motorista/distribuidor para a sua nova função de assistente, aquele que organiza e supervisiona as entregas de uma frota completa de veículos, a partir do seu espaço de trabalho móvel. Destina-se, assim, aos especialistas da distribuição e da logística do último quilometro, mas também aos artesãos, empresários e comerciantes que exercem atividade na cidade e no centro urbano.

Para maior flexibilidade, o EZ-PRO é ultra modular e é composto por um ‘pod’ principal autônomo e de um, ou vários, ‘pod-robô’ autônomos que se adaptam a uma grande variedade de utilizações e de formatos. A intervenção humana limita-se a um assistente humano que supervisiona a distribuição dos bens e serviços, mas, também, a frota de ‘pods-robô’ autônomos.

Com o EZ-PRO, os utilizadores finais podem escolher, precisamente, onde, quando e como querem receber as suas entregas 24 horas por dia e sete dias por semana, estando o veículo alinhado com as cidades inteligentes do futuro, reduzindo a circulação e a poluição. O design dos ‘pod’ foi concebido para minimizar o seu impacto visual e favorecer a sua integração na paisagem urbana.

O ‘pod principal’ recebe um assistente humano, que efetua a supervisão da entrega dos produtos e dos serviços. O ou os ‘pods auxiliares’, modulares e totalmente personalizáveis, circulam atrás do ‘pod principal’ em pelotão (modo ‘platooning’), ou de forma independente, até ao ponto de entrega.

O EZ-PRO é uma solução partilhada. Significa que um pelotão de ‘pods’, que parte do mesmo terminal (‘hub’) e é gerido pelo mesmo operador, pode transportar diversos tipos de produtos e de mercadorias, tendo cada ‘pod’ o seu próprio ordenador, temática, cliente e local de entrega. Da mesma forma, um mesmo ‘pod’ pode efetuar uma série de entregas para uma loja online e uma outra para uma loja diferente.

Por fim, os ‘pods’ podem ser ‘alugados’, temporariamente, pelos respetivos proprietários a uma plataforma, consoante a respetiva configuração e as necessidades de entrega identificadas. Estes cenários partilhados contribuem para maximizar a produtividade dos ‘pods’ e limitar os custos de distribuição. O EZ-PRO faz parte de uma série de protótipos de veículos-robô da Renault centrados sobre os serviços de mobilidade urbana e partilhada.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemRenault revela protótipo 100% elétrico, conectado, autônomo e partilhado

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário