Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 29 de setembro de 2018

Portugal massificará introdução de veículos elétricos


No próximo ano, Portugal começará a massificar a introdução de veículos elétricos com baterias “fuel cell”, ou seja, sistemas que utilizam hidrogênio para gerar a energia do veículo. Ao utilizar células de combustível, a eletricidade consumida é gerada a bordo do veículo, invés de necessidade de se alimentarem na rede elétrica. A tecnologia dispensa a necessidade de baterias de grandes proporções e capacidade, sendo as células de hidrogênio de 1,6 kWh, invés das convencionais que podem chegar aos 100 kWh.

O Toyota Mirai é um dos veículos mais vendidos suportados pelo sistema de combustível a células, conseguindo uma autonomia de 450 quilômetros com uma “pastilha” de hidrogênio de 5 kg. A Toyota, através do seu representante em Portugal, a Salvador Caetano Portugal, já fabricou este ano 60 ônibus elétricos, mas espera até 2021 ter 2.000 na praça, baseados na tecnologia “fuel cells”, adianta o Observador.

A Toyota irá fornecer as células de combustível e os respetivos tanques de 350 bar de pressão, os motores elétricos e a unidade de gestão. Já em Portugal são construídos os chassis, a carroceria, assim como a montagem de interiores e os componentes mecânicos.

O principal impedimento ao aumento do parque destes veículos, incluindo o Toyota Mirai, é a escassez da rede de distribuição das células de hidrogênio. A Galp está envolvida no projeto e pretende instalar em Portugal dois postos de abastecimento, um em Gaia, perto da fábrica da Salvador Caetano e a outra em Lisboa.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemPortugal massificará introdução de veículos elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por SAPO Tek conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário