Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Painel solar será solução para caravanas com carros elétricos


Quando todos os automóveis passarem a ser elétricos, vai ser mais difícil fazer viagens longas com caravanas. O peso adicional destas vai drenar as baterias dos carros elétricos mais depressa do que o faria com um veículo a gasolina ou Diesel, e embora o carregamento de alta velocidade esteja a chegar a cada vez mais locais, um caravanista não se pode dar ao luxo de ficar sem bateria no meio do nada. Por isso, a Dethleffs revelou a sua primeira caravana com motores elétricos, que vai poupar energia ao veículo que a puxa.

Uma das principais construtoras de caravanas da Europa, a Dethleffs já tinha apresentado um protótipo para uma autocaravana coberta de painéis solares, não só no teto como também nas paredes laterais. Agora, a marca alemã aplica um tratamento semelhante a uma caravana, um protótipo chamado e.home coco. O protótipo está equipado com painéis solares, uma bateria de grandes dimensões e dois motores, um por cada roda. Estes são controlados por um módulo de redução de pressão, que garante que o peso não é transportado diretamente pelo motor do automóvel.

A bateria de 80 kWh tem energia acumulada suficiente não só para a utilização normal da caravana como também para os motores das rodas. Da maneira como são usados com o módulo, o carro só precisa de gastar potência a transportar 100 kg do peso total da caravana. Os motores também estão preparados para recuperar energia de travagem ou em descidas. Para manter a estabilidade da caravana, também vai estar equipado com um sistema semelhante a distribuição de potência por cada roda, do mesmo gênero que é encontrado em carros desportivos.

Para provar a validade do conceito da e.home coco, a Dethleffs propõe-se a atravessar os Alpes com a caravana puxada por um carro elétrico. A ideia é mostrar que um veículo elétrico vai poder ser usado por caravanistas no futuro, e que a sua nova caravana com motores elétricos vai vulgarizar-se no futuro.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemPainel solar será solução para caravanas com carros elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário