Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Novos modelos 508 da Peugeot ganharão versões eletrificadas


Os Peugeot 508, 508 SW e 3008 vão ganhar versões HYBRID. Realce para o 3008 GT HYBRID4, com 300 cv e tração às quatro — o mais potente Peugeot de estrada de sempre. Depois de ter abandonado os híbridos Diesel, a Peugeot volta à… carga, desta vez com uma nova geração de híbridos plug-in, só que associados a motores a gasolina.

Peugeot 508 (com comercialização a iniciar-se em Portugal em outubro), 508 SW e 3008 ganham versões HYBRID, menos poluentes — anunciam apenas 49 g/km de emissões CO2.

No caso do SUV 3008, receberá uma uma segunda variante híbrida, denominada HYBRID4, sinônimo de quatro rodas motrizes, onde um motor elétrico adicional é instalado no eixo traseiro. Ao anunciar 300 cv de potência máxima, o Peugeot 3008 GT HYBRID4, torna-se, assim, no Peugeot de estrada mais potente de sempre. Nesta configuração, o bloco a gasolina 1.6 PureTech debita 200 cv, ao qual se juntam dois motores elétricos com 110 cv cada. Um deles, posicionado no eixo traseiro (de braços múltiplos), acompanhado por um inversor e um redutor, garantindo a tração às quatro rodas.

A potência total combinada dos três motores é de 300 cv de potência, assegurando uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,5s, além de uma autonomia em modo 100% elétrico de cerca de 50 km (WLTP), conseguido a partir de um pack de baterias de iões de lítio de 13,2 kWh, localizado por baixo dos bancos traseiros.

Já quanto ao HYBRID, disponível não só no 3008, como no 508 berlina e carrinha (SW), anuncia uma potência combinada de 225 cv, resultado dos 180 cv do 1.6 PureTech e dos 110 cv oriundos de apenas um motor elétrico. Com tração apenas dianteira, estas versões HYBRID contam com um pack de baterias ligeiramente mais pequeno, de 11,8 kWh, o qual garante, no caso do 508, uma autonomia elétrica de 40 km — e que, tal como no HYBRID4, pode ser utilizada a velocidades até 135 km/h. 

Tanto os HYBRID como o HYBRID4, vêm com uma nova transmissão automática de oito velocidades específica para versões híbridas, denominada e-EAT8, ou Electric Efficient Automatic Transmission – 8 Speeds. A diferença da e-EAT8 para a EAT8 que já conhecemos, reside na substituição do conversor de binário por uma embraiagem multidiscos em banho de óleo, de modo a assegurar transições mais suaves entre o funcionamento elétrico e térmico; modificações que garantem mais 60 Nm de binário, para maior reatividade.

No que concerne aos carregamentos das baterias, tanto o 508, como o 3008, poderão recarregar os respetivos packs através de uma tomada doméstica de 3,3 kW de 8 A (amperes) ou tomada reforçada de 3,3 kW e 14 A, num período de tempo que varia entre as oito e as quatro horas, respetivamente.

Finalmente, as diferenças para as versões com apenas motor térmico podem ser observadas também no painel de instrumentos Peugeot i-Cockpit, onde o manômetro da direita, tradicionalmente empregue para o conta-rotações, passa a ser ocupado por um manômetro específico, com três zonas bem demarcadas: ECO, a fase em que a condução é mais eficaz em termos energéticos; POWER, altura em que a condução consegue ser mais dinâmica e enérgica; e CHARGE, a fase em que a energia dissipada na desaceleração e travagem, é reaproveitada para carregar a bateria.

Apesar de já desvendado, a verdade é que, tanto o novo Peugeot 508 HYBRID, como o 3008 HYBRID4, só deverão ficar disponíveis daqui a um ano, no outono de 2019. Quanto a preços, só deverão ser conhecidos mais perto do lançamento. Os Peugeot 3008 GT HYBRID4, 3008 HYBRID, 508 HYBRID e 508 SW HYBRID serão apresentados ao público durante a próxima semana, no Salão de Paris.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável


PostagemNovos modelos 508 da Peugeot ganharão versões eletrificadas

Publicado no Verdesobrerodas



Por Razão Automóvel conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário