Após conduzir mais de 16.000 km,
o explorador polar Marek Kaminski chegou ao Japão ao volante do veículo
elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF, três meses depois de ter
iniciado a jornada na Polônia.
O conceito "sem pegada de
carbono" deu mote à #NoTraceExpedition cujo objetivo último era demonstrar
a viabilidade das viagens de zero emissões com um automóvel 100% elétrico,
servindo de exemplo para os exploradores que pretendem visitar os cantos mais
longínquos do mundo sem prejudicar o Ambiente.
Esta viagem amiga do ambiente de Marek levou-o desde Zakopane, na Polônia, através de oito países, por dois continentes e por uma variedade de condições de condução, passando pela Lituânia, Bielorrússia, Rússia, Mongólia, China e Coreia do Sul até à meta em Tóquio. Ao longo da viagem, foram feitos um total de 53 carregamentos das baterias, que asseguraram uma autonomia m+edia de 250 km cada. A distância mais longa percorrida por dia foi de 493km.
Apesar de Marek poder afirmar ter
sido o primeiro homem a caminhar até aos polos Norte e Sul no mesmo ano, a sua
expedição num automóvel elétrico será certamente também memorável. Os desvios
por trilhos de terra na Mongólia e algumas soluções de carregamento criativas
na Rússia são apenas alguns dos destaques notáveis entre as aventuras de Marek.
“Para mim, esta viagem não é só
sobre chegar ao meu destino, mas também é sobre realizar uma mudança simples e
genial para ser mais sustentável. Quer seja nas florestas da Rússia, em trilhos
de terra na Mongólia ou nas movimentadas ruas de Tóquio, o LEAF tem sido sempre
um parceiro fiável”, confessa o aventureiro. “O automóvel e as suas
características como o ProPILOT foram notavelmente demonstradas em condições de
condução exigentes, e mesmo em áreas remotas com poucas infraestruturas
mantivemos o LEAF carregado e em movimento”, adianta.
Inabalado pelos primeiros 16.000
km, Marek vai, agora, retomar o volante e completar a viagem de retorno desde Tóquio
até à Polônia, no mesmo Nissan LEAF.
O novo Nissan LEAF 100% elétrico
é alimentado por uma nova bateria de 40kWh, que lhe garante uma autonomia de
ciclo de condução de 270 quilômetros segundo a nova norma europeia de emissões
e economia WLTP. O Nissan LEAF não produz gases de escape e providencia uma
variedade de características tecnológicas que incluem os sistemas de condução
semiautônoma Nissan e-Pedal e ProPILOT, para simplificar as viagens.
O Nissan LEAF é o automóvel
elétrico de maior sucesso no mundo, tendo superado as 340 mil unidades vendidas
desde que o modelo de primeira geração foi lançado, em 2010. Com mais de 41 mil
unidades vendidas na Europa, desde a sua chegada ao mercado, em outubro de
2017, soma já 41 mil unidades vendidas na Europa.
A “Expedição Sem Pegada” (No
Trace Expedition) é um projeto de exploração concebido para proteger o ambiente
enquanto se viaja, centrado no desenvolvimento sustentável de novas tecnologias
e de uma abordagem minimalista em relação às viagens e consumos.
Excluindo os
3.000 km conduzidos no Japão, o explorador polar Marek Kaminski registou os
seguintes dados na sua viagem de 13.000 km desde a Polônia até ao Japão ao
volante do Nissan LEAF 100% elétrico.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Elétrico Leaf da Nissan faz viagem da Polônia ao Japão
Publicado no
Verdesobrerodas
Por automonitor conteúdo
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