A eletrificação virou moda também
entre os veículos comerciais. Uma década atrás no Salão de Hannover, na
Alemanha, começaram a surgir os primeiros protótipos de caminhões e ônibus
híbridos e vans elétricas, à razão de um produto a cada três estandes dos
maiores fabricantes mundiais, representando curiosidades perdidas na imensidão
dos pavilhões da maior exposição do gênero no mundo.
Este ano no IAA Nutzfahrzeuge (20 a 27 de setembro) essa proporção se inverteu para média de três veículos eletrificados para cada um dos principais expositores – incluindo aí também os fornecedores de componentes e sistemas que tornam possível a eletrificação, como é o caso da ZF com seus eixos elétricos que já equipam ônibus na Europa, ou das rodas elétricas para carretas apesentadas neste IAA por Wabco e Bosch.
Todos os produtos eletrificados apresentados estão prestes a entrar no mercado real – no caso da Europa, às custas de incentivos tão pesados quanto os blocos de baterias que equipam esses veículos. Especialmente na União Europeia, América do Norte, China e Japão, a pressão (e legislação) por redução de emissões de poluentes e CO2 colocam os veículos comerciais obrigatoriamente no rumo da eletrificação.
Também entram nesse jogo combustíveis alternativos como
gás natural, biogás, biodiesel, HVO (óleo vegetal hidrogenado) e até o etanol,
mas nenhum tem o mesmo “charme tecnológico” da eletricidade.
“A
eletromobilidade é um caminho sem volta. Estamos evoluindo nesse sentido. Até
2020/2021 haverá um salto, os veículos comerciais elétricos deverão entregar
desempenho e confiabilidade muito parecidos com o do diesel”, afirma Stefan
Buchner, chefe global da Mercedes-Benz Trucks.
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Postagem: Cresce o mercado de veículos comerciais eletrificados
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Automotive Business conteúdo
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