O Opel GT X Experimental não é
simplesmente mais um concept — hoje em dia, no geral, não são mais que show
cars, ou seja, modelos de produção “carregados de maquilhagem”.
O GT X é, por outro lado, um
manifesto sobre o futuro da marca, um concentrado de soluções visuais e
tecnológicas que guiarão os futuros Opel, e que também marca o início de uma
“nova” Opel, agora integrada no Groupe PSA, o grupo automóvel francês que
detém a Peugeot, Citroën
e DS.
Mesmo adotando a tipologia “da moda”, um SUV ou crossover compacto — apenas 4,06 m de comprimento —, o GT X não antevê nenhum modelo de produção direto, mas dá fortes pistas sobre o que esperar dos futuros Opel. E claro está, o mais óbvio é a nova identidade visual.
O estilo revela-se mais depurado
do que nos Opel atuais, com os designers a terem libertado a carroçaria do
excesso de linhas, arestas, e vincos que marcam o design automóvel de hoje,
deixando as superfícies respirar e “falar” — uma limpeza que os designers da
marca apelidaram de “visual detox” ou desintoxicação visual. Assim, as
superfícies são mais fluídas e cheias, mas ao mesmo tempo estruturadas. Também se
nota o esforço concentrado em reduzir as linhas de “corte” que separam os
vários painéis, contribuindo para o look limpo.
Já aqui reportámos sobre os elementos mais fortes da identidade da marca,
o Opel Compass (bússola), que estrutura e organiza os elementos na dianteira,
ao longo de dois eixos — vertical e horizontal —; e o Opel Vizor (viseira),
efetivamente, a nova face da marca, onde passa a estar integrado num módulo
único — um painel em Plexiglas escurecido —, as luzes diurnas, as óticas LED, o
emblema, e também as câmaras e sensores dos sistemas de assistência à condução.
Se o Opel GT X Experimental, como
manifesto, antecipa o que esperar dos futuros modelos da marca, a eletrificação
teria de estar presente — no plano PACE!, todos os modelos Opel terão
uma versão eletrificada até 2024. O primeiro modelo 100% da marca está já ao “virar da
esquina”, e o GT X teria de ser, claro, elétrico. O GT X é um
concept funcional, que integra um conjunto de baterias de iões de lítio de 50
kWh, com possibilidade de carregamento via indução.
Como já deu para perceber pela
presença do volante, o Opel GT X Experimental não é autónomo, nem o pretende
ser, apesar de permitir o nível 3 de condução autónoma.
(…) O foco numa identidade bem
vincada pelos nossos valores — uma marca alemã, acessível e emocionante —
desempenha um papel crucial no nosso regresso ao sucesso sustentado. (…) O GT X
Experimental dá uma ideia clara de como nós, na Opel, vemos a mobilidade do
futuro.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Todos os modelos Opel terão uma versão eletrificada até 2024
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
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