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domingo, 12 de agosto de 2018

Tesla anuncia modelo elétrico compacto


A Tesla não pára! Apesar dos inúmeros projetos que já tem entre mãos, acaba de acrescentar mais um: um compacto para fazer frente ao I.D. da Volkswagen! O anúncio foi, de resto, já feito pelo imparável dono e CEO do fabricante de carros elétricos norte-americano, Elon Musk.

O qual revelou que a Tesla poderá muito bem vir a construir um modelo elétrico compacto, “dentro dos próximos cinco anos”.

Numa altura em que a companhia continua a tentar solucionar os problemas de produção com que se tem debatido desde que começou a fabricar o novo Model 3 — proposta que supostamente garantirá à Tesla o necessário desafogo financeiro, fruto dos volumes de vendas previstos… mas ainda não alcançados! —, Musk acrescenta assim mais um projeto, a um já considerável lote de modelos oficialmente anunciados, mas ainda não concretizados.

Quanto ao compacto, que Elon Musk pretende que seja um concorrente direto do já anunciado Volkswagen I.D., aguardado para início de 2020, deverá ser fabricado, não nos EUA, mas na futura fábrica que a Tesla pretende construir na China, e de onde também sairá o crossover Model Y. Infraestrutura para a qual a marca norte-americana prevê, desde já, uma capacidade de produção de 500 mil carros por ano.

De resto, o fabricante americano registou já uma nova empresa em Xangai, denominada Tesla (Shanghai) Co Ltd, a qual deterá a nova linha de montagem. E onde passará a ser aplicada igualmente a nova tecnologia da Tesla, Flex Circuit — basicamente, materiais condutores extremamente finos, integrados em moldes plásticos também eles muito finos, que assim dão origem aos chamados circuitos flexíveis. 

Esta nova tecnologia será aplicada, pela primeira vez, no Model Y, o qual não deverá assim utilizar mais do que 100 m de fios. Ou seja, bastante menos que os cerca de 3 km que o atual Model X necessita, ou até mesmo que os 1,5 km utilizados no Model 3.

E se esta nova solução tecnológica poderá ser uma vantagem também econômica, reduzindo os custos de produção, o mesmo poderá acontecer com as baterias. Com Elon Musk a acreditar que, graças ao caminho já percorrido e à parceria que mantém com a japonesa Panasonic, possui uma vantagem importante, em termos de custos de produção, face aos principais rivais que agora começam a apostar fortemente no Veículo Elétrico — como é o caso da Volkswagen.

Falando de um componente que representa a maior parte da fatura na construção de qualquer veículo elétrico, a consultora Bloomberg New Energy Finance avança que os principais fabricantes de baterias deverão conseguir alcançar o valor mágico de 100 dólares por kWh armazenado, por volta de 2025. Já a Tesla e a Panasonic, acreditam que podem chegar a esse marco, cinco anos antes, ou seja, em 2020.

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Razão Automóvel conteúdo

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