Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Startup lançará carro elétrico acessível e autonomia de 250 km


Num dos maiores mercados de carros diesel do mundo, dominado por fabricantes de renome internacional e altamente industriais, a startup alemã Sono Motors quer um lugar ao sol, literalmente. A empresa pretende iniciar a comercialização de um carro elétrico compacto e acessível em termos financeiros para o mercado europeu em 2019. Ele é chamado Sion.

Mas o que chama atenção nesse carro elétrico é sua capacidade de recargas as baterias sob a luz solar.
Mesmo em um país com milhares de pontos de recarga e num continente altamente “recarregável”, a Sono Motors acredita que ao invés de buscar fonte de energia pública ou privada, pode-se utilizar a maior delas, inesgotável, limpa e barata.

Para o carro elétrico, a autonomia é fundamental, pois além disso, é necessário sempre ter um ponto de recarga próximo e um sistema de carregador de alta potência para que o tempo de espera não seja muito longo. É aí que a Sono Motors entra no negócio com o Sion, que parcialmente não precisa ficar sempre plugado.

Equipado com células fotovoltaicas no teto, portas, carroceria, capô e tampa traseira, o compacto da Sono Motors só precisa esperar diante da luz solar. Mas não existe mágica.

Sob o sol, durante um dia, o Sion pode obter uma autonomia extra de 30 km apenas, sendo que suas baterias possuem no total 250 km de alcance, o que não é de todo ruim.

Com foco no meio urbano, o veículo da Sono Motors se beneficiará da rotina de trabalho padrão, que consiste em uso do veículo de manhã cedo e no final da tarde ou começo da noite. Assim, ao céu aberto, ele ficará estacionado se recarregando. Ainda assim, o alcance vai variar de acordo com as condições atmosféricas.

Um carro assim em países com alto índice de dias ensolarados, como é o caso do Brasil, a Sono Motors teria um bom desempenho com o Sion. Desembarcando por lá na segunda metade do próximo ano, o modelo terá ainda outro diferencial, o preço. Como se sabe, painéis solares não são baratos e mesmo os grandes fabricantes evitam utilizados em larga escala, mesmo os que fazem carros elétricos.

O Toyota Prius Energy, por exemplo, é um dos raros exemplos de carros com células fotovoltaicas, mas no caso da Sono Motors, esse é o principal diferencial do Sion, que deve chegar ao mercado alemão custando 16 mil euros, um valor bastante atrativo na realidade germânica. Em outros países da Europa, seu preço deve ser menor em virtude dos tributos e dos incentivos fiscais.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemStartup lançará carro elétrico acessível e autonomia de 250 km

Publicado no Verdesobrerodas



Por Noticias Automotivas conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário