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quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Novo Zoe R110 é versátil e tem autonomia alargada


O Renault ZOE soma predicados para o fenômeno da democratização dos automóveis zero emissões. Para além de ser o elétrico acessível com a maior autonomia – 300 quilômetros (homologação WLTP) em condições reais de utilização – o modelo da Renault surpreende pelas diferentes versões com que se apresenta no mercado: tanto pode ser adquirido com baterias incluídas ou em regime de aluguel com garantia vitalícia; apresenta-se com três níveis de equipamento que podem incluir os estofos em couro e um sistema de som BOSE®; mas também está disponível com três motores distintos, com potências entre os 88 e os 108 cavalos.
No fundo, diferentes propostas que se adaptam a distintas necessidades e estilos de vida, mas com toda a terem em comum um elevado sentido prático e uns imbatíveis custos de utilização.

A mais recente novidade da gama é o Renault ZOE R110, equipado com o novo motor R110. Com 80 kW (108 cavalos) de potência e 225 Nm de binário, este novo bloco tem exatamente as mesmas dimensões e massa do predecessor R90. No entanto, graças aos 12 kW de potência e 5 Nm de binário adicionais, é mais rápido nas acelerações, como confirmam os números: 0-50 km/h em 3,9 segundos (4,1s R90), 0-80 km/h em 7,6 segundos (8,6s R90), 0-100 km/h em 11,4 segundos (13,2s R90).

Um bloco desenvolvido em apenas dois anos, que beneficia de um conjunto de inovações no módulo elétrico e na eletrônica de potência, para também manter a já reconhecida eficiência energética do motor R90. Os 300 quilômetros de autonomia real são disso exemplo, sendo de referir que este valor já foi obtido segundo o protocolo WLTP. O novo ciclo de homologação que visa a homologação dos valores de emissões, consumos e autonomia (no caso dos elétricos) mais de acordo com as condições e o modo como conduzimos no quotidiano.

Outra das novidades do Renault ZOE R110 é o fato do sistema R-LINK EVOLUTION com que vem equipado ser compatível com o Android Auto. Uma estreia, que permite projetar na tela multimédia de sete polegadas, aplicações de smartphone Android compatíveis com a condução, como o Waze, Deezer, Spotify, TuneIn, Skype, Messenger, Audible e centenas de outras disponíveis no Google Play Store.

Nos postos de carregamento rápido de 43kW (64A) ou acelerado 22kW (32A), o novo Renault ZOE R110 precisa de 100 minutos para carregar as baterias desde zero até aos 80 por cento de carga (240 quilômetros de autonomia). Como não podia deixar de ser, também os custos de utilização do Renault ZOE R110 são imbatíveis quando comparados com os de um automóvel equipado com motor de combustão. Para 100 quilômetros são precisos apenas 1,3€ em “combustível”, ou melhor, em eletricidade. Para isso acontecer, a tarifa de eletricidade contratualizada só tem de ser bi-horária. Se não for o caso, a mesma centena de quilômetros tem um custo máximo de 2,2€! Ou seja, um valor incomparavelmente inferior ao que é reivindicado pelos mais econômicos diesel.

Mas as poupanças não se ficam por aqui: como todos os automóveis elétricos, o Renault ZOE R110 está isento do pagamento de Imposto Único de Circulação, não é abrangido pela tributação autônoma, não paga estacionamento na cidade de Lisboa e o custo de uma revisão é substancialmente inferior! E, se todos os números anteriores são válidos para um cliente particular, que dizer para uma empresa, que também beneficia da dedução integral do IVA?

O Renault ZOE R110 pode ser adquirido a partir de 17.170€ associado a um contrato de aluguel e serviços relacionados com as baterias. Se a opção recair na compra do novo Renault ZOE R110 com as baterias incluídas, o preço começa nos 28.830€. Em qualquer dos casos é oferecida a Wallbox de 7,4kW para instalação doméstica.

O Novo ZOE R110 estará disponível na rede de Concessionários Renault a partir do início do próximo mês de setembro.

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Publicado no Verdesobrerodas



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