Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Bauru terá ônibus 100% elétricos para transporte coletivo municipal


Bauru, cidade da região central do estado de São Paulo, está para receber o primeiro ônibus elétrico que vai se integrar à frota do transporte coletivo municipal.
Segundo o Jornal da Cidade, dois ônibus foram comprados pelas empresas concessionárias locais Cidade Sem Limites e Grande Bauru. As aquisições teriam sido feitas a pedido do prefeito.

Os dois ônibus 100% elétricos foram fabricados pela montadora chinesa BYD e têm carroceria Marcopolo.O primeiro veículo deve chegar a Bauru ainda em agosto, e passará a circular em setembro.
O segundo veículo tem previsão para entrar em operação até outubro. O prefeito Clodoaldo Gazzetta disse ao jornal que a chegada dos ônibus 100% elétricos à cidade marca o início de um processo, “com dois ônibus dotados de tecnologia avançada, com motores que não emitem poluentes e são mais silenciosos”. 

Gazetta afirmou que a entrada em operação dos dois veículos é um modelo embrionário de transporte público sustentávelque certamente, será o modelo adotado pelas principais cidades do mundo nos próximos 30 anos

Com capacidade para transportar 32 pessoas sentadas e 38 em pé, os ônibus são movidos a bateria de lítio, com autonomia de 250 quilômetros. As linhas em que os veículos vão operar serão definidas pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), para compatibilizar os chassis mais baixos com as vias de tráfego locais.

As garagens das duas empresas já estão com as bases de recarga de bateria instaladas.
Apesar da aquisição dos ônibus elétricos não estar prevista no contrato de concessão, a prefeitura garante que o investimento não vai gerar impacto na tarifa do transporte.

A previsão é que somente após o encerramento do contrato vigente, em 2019, uma nova licitação será aberta, incluindo a obrigatoriedade de implantação de um cronograma de expansão da frota de ônibus elétricos.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemBauru terá ônibus 100% elétricos para transporte coletivo municipal

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário