O que
acontecem às baterias em fim de vida provenientes de automóveis elétricos? A
questão ainda suscita muitas dúvidas no ramo automóvel. Encontrar uma forma
sustentável e dar uma segunda vida às mesmas pode ser complicado, mas a Nissan
pode ter uma solução.
Detentora do modelo elétrico mais
vendido no mundo, o Nissan Leaf, a marca
nipônica estudou várias formas de reaproveitar as baterias deste modelo. Em
março, ponderou a reutilização da energia das mesmas para abastecer os postes
da cidade japonesa de Namie, mas a ideia não saiu do papel.
Contudo, foi reciclada e pode mesmo tornar-se realidade no Brasil. Com a ajuda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Nissan vai analisar todo o potencial das baterias do Leaf.
Seis baterias EV usadas serão
fornecidas à UFSC, que vai testa-las como sistemas de armazenamento doméstico
para energia gerada fora da rede convencional. Os números iniciais apontam para
o fato de que uma bateria Leaf pode alimentar a casa de uma família brasileira
durante três dias.
“Após a remoção, as baterias
mantêm uma alta capacidade de carga e fornecimento. No Brasil, esforços conjuntos
ao lado de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina serão
essenciais para testar todo o potencial das baterias”, afirmou em comunicado o
presidente da Nissan Brasil, Marco Silva.
Além da Nissan, a Renault e a
Mitsubishi também estudam formas de reciclar baterias. No caso da marca
francesa, está em teste um sistema de carregamento de veículo para rede (V2G)
na Madeira, enquanto a Mitsubishi já implantou um Outlander PHEV para abastecer
o prédio de escritórios da Engie em Zaandam, Holanda.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Bateria usada do Leaf poderá ajudar no armazenamento doméstico
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
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