Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Bateria usada do Leaf poderá ajudar no armazenamento doméstico


O que acontecem às baterias em fim de vida provenientes de automóveis elétricos? A questão ainda suscita muitas dúvidas no ramo automóvel. Encontrar uma forma sustentável e dar uma segunda vida às mesmas pode ser complicado, mas a Nissan pode ter uma solução.

Detentora do modelo elétrico mais vendido no mundo, o Nissan Leaf, a marca nipônica estudou várias formas de reaproveitar as baterias deste modelo. Em março, ponderou a reutilização da energia das mesmas para abastecer os postes da cidade japonesa de Namie, mas a ideia não saiu do papel.

Contudo, foi reciclada e pode mesmo tornar-se realidade no Brasil. Com a ajuda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Nissan vai analisar todo o potencial das baterias do Leaf.

Seis baterias EV usadas serão fornecidas à UFSC, que vai testa-las como sistemas de armazenamento doméstico para energia gerada fora da rede convencional. Os números iniciais apontam para o fato de que uma bateria Leaf pode alimentar a casa de uma família brasileira durante três dias.

“Após a remoção, as baterias mantêm uma alta capacidade de carga e fornecimento. No Brasil, esforços conjuntos ao lado de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina serão essenciais para testar todo o potencial das baterias”, afirmou em comunicado o presidente da Nissan Brasil, Marco Silva.

Além da Nissan, a Renault e a Mitsubishi também estudam formas de reciclar baterias. No caso da marca francesa, está em teste um sistema de carregamento de veículo para rede (V2G) na Madeira, enquanto a Mitsubishi já implantou um Outlander PHEV para abastecer o prédio de escritórios da Engie em Zaandam, Holanda.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemBateria usada do Leaf poderá ajudar no armazenamento doméstico

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário