Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 26 de agosto de 2018

Audi revela superdesportivo elétrico e-Tron PB18


A espera terminou: foi revelado o Audi e-Tron PB18, o protótipo de um superdesportivo elétrico que assinala a presença da marca em Pebble Beach. Largo e plano, o automóvel mostra uma “visão radical para um carro desportivo de alta-performance de amanhã”.

Apresentando o Audi e-Tron PB18, o fabricante dos quatro anéis recorda outro dos seus protótipos, o Aicon, revelado em 2017.
Os dois concepts partilham especificações como a propulsão elétrica e um design futurista com linhas vincadas. No entanto, esta maravilha que a marca germânica acaba de revelar distingue-se por ser uma “máquina radical de condução para a estrada e para a pista”. Para justificar esta essência, o automóvel conta com três propulsores elétricos que debitam 680cv, potência que pode ascender aos 775cv temporariamente se ativado o modo ‘boost’. E não precisa muito tempo para recarregar: em cerca 15 minutos, o automóvel carrega totalmente.

O “corpo” do Audi e-Tron PB18 é constituído por alumínio, fibra de carbono e plástico reforçado, um conjunto que permite ao superdesportivo elétrico ter um peso inferior a 1550kg. As linhas são vincadas, com uma silhueta dinâmica e um formato que privilegia a eficácia aerodinâmica. A dianteira do protótipo incorpora entradas de ar de grandes dimensões, estreitas óticas em LED e uma grelha com um design exclusivo.

De perfil, sobressaem as entradas de ar posicionadas perto das portas e as janelas angulares, particularmente as da secção anterior ao pilar B. As jantes de 22” contribuem para reforçar o visual agressivo do Audi e-Tron PB18. Na traseira, surge uma barra luminosa que percorre toda a largura, um spoiler ajustável e ainda um difusor. Sublinha a marca que este e-Tron tem 4530mm de comprimento, 2000mm de largura e 1150mm de altura – mais comprido em cerca de 100mm do que o atual R8 e também 90mm mais baixo.

O interior do Audi e-Tron PB18 foi concebido a pensar no condutor – e a tecnologia de condução autônoma ficou do lado de fora do superdesportivo elétrico. Enfatiza a marca esta escolha pelo rótulo “Level Zero” associado ao projeto. “Queremos oferecer ao condutor uma experiência que só está disponível num carro de corrida como o Audi R18, sublinhou Gael Buzyn, Diretor do departamento de Design da Audi. “No entanto, o nosso objetivo foi também dar ao PB18 e-Tron um elevado grau de usabilidade diária, não apenas para o condutor mas também para um potencial passageiro”, acrescentou o responsável.

Para alcançar este objetivo, o cockpit do Audi e-Tron PB18 baseia-se, em parte, na disposição do R18 e-tron quattro LMP1 de Le Mans. O habitáculo é adaptável, ocupando o condutor a posição central quando está sozinho na viatura ou adotando o posicionamento convencional para dar espaço a um passageiro adicional. O extenso para-brisas permite uma ampla visão da estrada e integra uma superfície OLED, perceptível no campo de visão do condutor.

Modo ‘Boost’, três propulsores elétricos e carregamento em 15 minutos
Para alimentar o protótipo, a Audi concebeu três propulsores elétricos – um colocado no eixo dianteiro e os outros dois posicionados no eixo traseiro. A potência total é de 680cv, podendo, em modo ‘Boost’, alcançar os 775cv, e o binário fixa-se nos 830 Nm. Garante a marca que o elétrico necessita apenas de “pouco mais” do que 2 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h – tempo que pouco difere comparativamente ao protótipo utilizado em Le Mans. O fabricante escreve ainda que o PB18 e-Tron é um “quattro verdadeiro”.

As especificações apontam para um pacote de baterias com capacidade de 95 kWh, sendo que a autonomia prevista é de 500 km, garantidos em ciclo WLTP. O Audi e-Tron PB18 consegue utilizar carregadores rápidos de 800 volts, significando que o elétrico carrega na totalidade em cerca de 15 minutos. Mas este não é o único argumento no que respeita a carregamentos: o automóvel carrega também por via indução, bastando, para tal, estacioná-lo por cima de um dispositivo. Destaca-se o sistema de recuperação de energia com um funcionamento similar ao do SUV e-Tron. A visão do futuro, um superdesportivo incrível. O Audi e-Tron PB18 é um dos mais interessantes modelos em exposição em Pebble Beach.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemAudi revela superdesportivo elétrico e-Tron PB18

Publicado no Verdesobrerodas



Por Revista Turbo conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário