Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Volta Redonda tem ônibus elétrico gratuito para a população


Promessa de campanha do prefeito Samuca Silva, o ‘Tarifa Comercial Zero’ começou a operar às 8 horas da manhã desta quarta-feira (18), a partir do ponto localizado na Rua Campos, no Retiro. O ônibus elétrico vai circular pelos quatro maiores centros comerciais de Volta Redonda, levando consumidores praticamente à porta dos estabelecimentos comerciais da Vila Santa Cecília, Aterrado, Amaral Peixoto e Retiro. 

O ônibus é gratuito, e faz paradas apenas em pontos exclusivos, diferentes daqueles dos ônibus convencionais. O horário de operação também é diferenciado: das oito da manhã às seis e meia da tarde, cobrindo o funcionamento da maioria dos estabelecimentos comerciais. 

O prefeito Samuca Silva afirmou que a operação definitiva do ônibus confirma avaliações que ele fez ainda antes de ser eleito: – Eu dizia que as soluções para os problemas de Volta Redonda não estavam nas grandes obras, mas em ações de gestão e no diálogo. Esta iniciativa é um exemplo disso. Planejamento, diálogo e transparência tornaram o projeto uma realidade – declarou.

O projeto sai do papel e entra em fase operacional depois de um período de testes de pouco mais de um mês, entre outubro e novembro do ano passado. Na ocasião, a prefeitura aplicou uma pesquisa junto aos usuários do Tarifa Comercial Zero para saber, entre outras coisas, o destino e o motivo de utilizarem o ônibus elétrico. O destino preferido dos usuários foi a Vila Santa Cecília (37% dos passageiros), seguido de Aterrado (29,7%); Avenida Amaral Peixoto (21,2%) e Retiro (12%). Já 94,7% dos usuários, responderam que se sentem incentivados a ir ao comércio fazer compras utilizando o ônibus elétrico do Tarifa Comercial Zero.

Com a efetivação do projeto, Volta Redonda se torna a primeira cidade do estado a ter um ônibus 100% elétrico circulando por suas vias. Por isso, 51,2% dos passageiros utilizaram o programa para ir às compras e conhecer o veículo. Outro dado da pesquisa mostra que 94,9% dos passageiros se disseram incentivados a usar o programa porque o veículo era elétrico. Entre os principais bairros de origem das pessoas que utilizaram o ônibus estão: Retiro, Vila Mury, Santa Cruz, São Geraldo, Ponte Alta e Aterrado.

Em agosto de 2016, o então candidato Samuca Silva dizia que pretendia criar linhas circulares para atender a população, gratuitamente, nos quatro principais centros comerciais, inicialmente: Retiro, Vila Santa Cecília, Aterrado e Amaral Peixoto.

– Quero deixar claro que o projeto não vai alterar as atuais linhas de ônibus da cidade, que serão fiscalizadas através da reforma administrativa da Suser. Será mais uma opção aos moradores de Volta Redonda que interligará os centros, com conforto e rapidez. Desta forma, vamos criar uma cultura na população de deixar os carros em casa e ir aos centros comerciais de transporte coletivo. Assim, diminuiríamos problemas como engarrafamentos, falta de estacionamento e a poluição atmosférica – explicava o hoje prefeito.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemVolta Redonda tem ônibus elétrico gratuito para a população.

Publicado no Verdesobrerodas



Por Diario do Vale conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário