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segunda-feira, 23 de julho de 2018

Volkswagen fornecerá ônibus elétricos para governo dos EUA


Autoridades de trânsito de duas regiões do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos – Pioneer Valley e Martha’s Vineyard – receberão US$ 11 milhões para a compra de novos ônibus elétricos. O dinheiro faz parte de um dos acordos firmados entre a Volkswagen e o governo americano, pelo qual a montadora alemã pagará uma indenização milionária ao país para mitigar os danosos efeitos causados ao meio ambiente pelo escândalo de emissões de poluentes, também conhecido por “dieselgate”.

Um tribunal de apelação federal confirmou no dia 9 de julho de 2018 o acordo de 10,03 bilhões de dólares fechado pela Volkswagen com os proprietários de quase 500 mil veículos a diesel poluentes. Dentre esses 500 mil carros vendidos nos EUA, cerca de 14.000 foram registrados em Massachusetts. A parte do estado será de 75 milhões de dólares.

Uma semana depois, no dia 19 de julho, o Governador do estado, Charlie Baker, anunciou em Boston um plano preliminar para usar parte desse dinheiro. “O plano divulgado é o produto de várias reuniões públicas e estabelece um equilíbrio entre o avanço de tecnologias alternativas de veículos e a melhoria do meio ambiente em nossas comunidades hoje e no futuro”, afirmou o governador ao anunciar as medidas.

Esses recursos nos ajudarão a continuar nosso progresso no combate às emissões de gases do efeito estufa no setor de transportes, investindo em projetos importantes, como ônibus elétricos para autoridades de transporte regional e postos de recarga de veículos elétricos”, completou Baker.

Uma das metas será a substituição da frota de ônibus da PVTA – Pioneer Valley Transit Authority, operadora do sistema de transporte de massa da região. Martha’s Vineyard, uma ilha do estado de Massachusetts, e Pioneer Valley, região ao redor do vale do rio Connecticut, serão as regiões beneficiadas.

Veja o esboço do plano de mitigação, anunciado pelo governador de Massachusetts, no valor de 23,5 milhões de dólares em projetos no primeiro ano:
  11 milhões de dólares para apoiar a compra de ônibus elétricos pelas autoridades de trânsito da Pioneer Valley e Martha’s Vineyard;

– 5 milhões de dólares para suplementar a rede de equipamentos de fornecimento de veículos elétricos existentes, com foco nas estações de recarga no local de trabalho, cobrança em residências com várias unidades e locais públicos de carregamento rápido; e

– 7,5 milhões de dólares para financiar projetos que reduzam emissões de veículos e outras fontes móveis.

O anúncio de quinta-feira, feito em Boston, coincidiu com um novo relatório da Union of Concerned Scientists mostrando que os ônibus elétricos têm menos emissões do que os ônibus a diesel e a gás natural, mesmo em cidades com redes elétricas que dependem de usinas de carvão e gás natural.

No que diz respeito às emissões de carbono que pioram a mudança climática, colocar um novo ônibus elétrico em uma rua dos EUA equivale a tirar 2,5 ônibus movidos a diesel, segundo o relatório. Em todo o país, mais de 85 agências de trânsito começaram a eletrificar suas frotas de ônibus.

A PVTA já colocou três ônibus elétricos em serviço em 2016. Na época, cada ônibus custava 860 mil dólares, cerca de duas vezes o preço de um ônibus a diesel. No entanto, esperava-se que os ônibus economizassem 350.000 dólares ao longo da vida útil de 12 anos de cada veículo, devido à redução dos custos de combustível. Postos de carregamento de alta velocidade foram construídos no Centro de Transporte de Holyoke e na nova Union Station em Springfield.



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Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

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