Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 16 de junho de 2018

Leiria promove Encontro Nacional de Veículos Elétricos


O concelho de Leiria recebe a sexta edição do Encontro Nacional de Veículos Elétricos nos dias 07 e 08 de julho, com os objetivos de alertar para a necessidade de apostar na sustentabilidade e esclarecer dúvidas.

É a pensar num "futuro sustentável" que a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos volta a reunir-se, desta vez em Leiria, anunciou hoje o presidente desta entidade, Henrique Sánchez. 

Este ano, a associação espera reunir mais de 247 veículos elétricos, número alcançado em 2017, no encontro do Porto. "Acreditamos que vamos bater esse recorde e seguramente também o número de veículos presentes no desfile elétrico que iremos realizar por toda a cidade de Leiria", afirmou.

Junto ao Estádio Municipal, durante dois dias, será possível realizar 'test drives' de veículos elétricos de diferentes marcas ou usufruir de bicicletas, carrinhos de choque e um kart concebido pelo Instituto Politécnico de Leiria, sem poluir o ambiente. "Será uma oportunidade para todos, desde os mais pequenos, tomarem o primeiro contato com a mobilidade elétrica e perceberem a grande vantagem em termos de performance e de agradabilidade de condução que o veículo traz", afirmou Henrique Sánchez.

Segundo o presidente da associação, o programa do encontro contempla ainda uma tertúlia e uma conferência, em que serão esclarecidas dúvidas sobre este meio de transporte e onde se irá debater o "estado da mobilidade elétrica no Brasil, Espanha e Portugal".

Henrique Sánchez recordou que estes veículos não são "apenas para andar nas cidades", embora tenha admitido que "as viagens têm de ser programadas, porque a rede pública de carregamento rápido não está a acompanhar o desenvolvimento exponencial da venda" destas viaturas.
Por isso, a reunião serve também para "sensibilizar as autarquias para a necessidade de haver mais postos públicos de carregamento". "Vemos que há cada vez mais pessoas que só andam em veículos elétricos. Neste momento há mais de 12 mil veículos elétricos em circulação em Portugal.

Em abril, tínhamos um crescimento de 300% e uma quota de mercado de 3,6% de variação homóloga", sublinhou Henrique Sánchez.

O vice-presidente do município de Leiria, Gonçalo Lopes, adiantou que o evento se enquadra "naquilo que são os objetivos da Câmara na promoção da mobilidade sustentável". "Há poucas semanas iniciou-se um programa de bicicletas elétricas por parte do Politécnico de Leiria que pode marcar uma mudança de paradigma na mobilidade sustentável da cidade de Leiria. No fundo, vão dar seguimento ao investimento que tem sido feito nos últimos anos na construção de ciclopistas. São iniciativas como esta que poderão mudar a mentalidades da mobilidade dentro das cidades", acrescentou Gonçalo Lopes (PS).

O autarca revelou ainda que a autarquia pretende "continuar o investimento na construção de ciclopistas, mas também incentivar a utilização de veículos elétricos, seja ele através de transportes públicos ou com veículos do próprio município". Nesse sentido, Gonçalo Lopes precisou que quando foram lançados novos concursos para os carros de recolha do lixo ou para transporte público, irá constar no caderno de encargos "a condição de ser veículo elétrico".
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemLeiria promove Encontro Nacional de Veículos Elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Diário de Notícias conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário