Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Comlurb adota veículos elétricos em coletas de lixo hospitalar


A partir de agora, a Comlurb passa a contar com veículos elétricos para a coleta de resíduos biológicos em hospitais da rede municipal.

Nesta terça-feira (5), dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito do Rio Marcelo Crivella fez a apresentação dos três veículos elétricos que serão utilizados pela companhia e anunciou mudanças no serviço de limpeza e coleta residencial para este ano. 

"No segundo semestre vamos começar a trocar também a nossa frota de caminhões de coleta residencial. Aos poucos, a frota receberá veículos elétricos, até que todos sejam assim. É economia para a cidade e, sobretudo, um ganho para a saúde dos nossos moradores - disse Crivella.

Os carros tipo furgão são ambientalmente sustentáveis, com 0% de emissão de gases de efeito estufa e produzem baixíssimo ruído e contam com capacidade de carga de 750 kg e vida útil cinco vezes superior à dos veículos movidos a combustível fóssil. 

Os novos veículos já estão sendo utilizados nas principais unidades hospitalares da rede municipal, como:  Souza Aguiar, no Centro; Miguel Couto, na Gávea; Salgado Filho, no Méier; Hospital-Maternidade Leila Diniz e Lourenço Jorge, ambos localizados na Barra da Tijuca.

O presidente da companhia, Tarquínio Prisco, explica que a economia será grande com a utilização dos furgões elétricos. "Além da vida útil maior, o carro elétrico representa um quinto do custo de um carro movido a combustão. Os veículos foram muito testados, e aprovados, e já estão em uso. A Comlurb busca sempre inovações", afirma. 

Por praticamente não fazerem ruído, os veículos podem operar em áreas residenciais durante a noite. A recarga das baterias é realizada em totens na garagem da Comlurb em Bangu, na Zona Oeste da cidade. 

Para recarregar são necessários 120 minutos e têm uma autonomia de 250 km. A velocidade média, em meio urbano, é de 50 km/h. Atualmente, a Comlurb trabalha com uma equipe de 529 garis, em sistema um de plantão 24 horas, na limpeza e coleta dos resíduos dos cinco hospitais. A companhia coleta 58,6 toneladas mensalmente. 

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável


PostagemComlurb adota veículos elétricos em coletas de lixo hospitalar

Publicado no Verdesobrerodas



Por Jornal do Brasil conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário