Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Mercedes recebe pedido de vinte ônibus elétricos


A empresa alemã Hamburger Hochbahn encomendou 20 unidades do Mercedes-Benz eCitaro, versão elétrica do ônibus da marca alemã. Este é o primeiro grande contrato para aquisição do modelo, que ainda está em fase de produção.

Os primeiros dois veículos serão entregues ao operador de transportes públicos de Hamburgo até ao final de 2018.

Em dezembro de 2017 a Mercedes-Benz anunciara que iniciaria em breve a produção em série do ônibus urbano com sistema de propulsão totalmente elétrico baseado no Citaro, um campeão de vendas mundial. Poucos meses antes a Mercedes comemorara a produção do Citaro número 50.000.

Com base num sistema único de gestão térmica, o eCitaro, ao reduzir o consumo de energia, consegue na outra ponta aumentar a autonomia. Uma bomba de calor, que economiza energia, é utilizada para aquecer o interior do veículo. Os motores elétricos perto dos cubos das rodas alimentam o eixo traseiro.

Till Oberwörder, diretor-geral da Daimler Buses, celebrou a primeira grande encomenda para o ônibus totalmente elétrico, que ocorreu antes da apresentação oficial do veículo. Segundo o executivo da Daimler, isso demonstra “a confiança que os operadores de transporte têm no nosso conceito para eletromobilidade no transporte público urbano”. “Com o eCitaro estamos a introduzir um componente importante para o tráfego de ônibus com emissões zero”, acrescenta Till Oberwörder.

Típica do Citaro, a estrutura modular das baterias tem uma capacidade total de até 243 kWh. Elas são arrefecidas até à temperatura ideal para uma carga máxima, capacidade máxima de utilização e um período de vida útil longo. As baterias são carregadas através de um conector situado no depósito do ônibus

Em março deste ano, a Daimler Buses anunciara que o ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro, totalmente elétrico, começaria a ser produzido em série no fim de 2018.  O protótipo já estava pronto, informava a empresa, que dizia ainda que os primeiros veículos seriam testados por clientes. “Em relação a produto, o ano de 2018 será muito especial para nós: Estamos disponibilizando uma primeira visão de nosso ônibus urbano Citaro totalmente elétrico. Dessa forma, estamos abrindo uma nova era para o transporte coletivo” – disse Hartmut Schick, presidente mundial da Daimler Buses.

A operadora Hamburger Hochbahn conta com uma frota de aproximadamente mil ônibus. A empresa opera 111 linhas, com 1.327 pontos de parada, transportando cerca de 212 milhões de passageiros por ano. A Hamburger Hochbahn vê os ônibus urbanos como marcos na transição para frotas de veículos limpos, com zero emissão. A partir de 2020, as licitações que serão lançadas pelo operador de transportes públicos de Hamburgo serão apenas para ônibus com emissões zero.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMercedes recebe pedido de vinte ônibus elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário