Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Inteligência Artificial é a chave para a condução autônoma


A Inteligência Artificial é uma das chaves para a condução autônoma. Em que ponto estamos e para onde vamos, no caminho entre o passado e o futuro, entre o sonho e a realidade?

Uma das áreas em que a tecnologia anda à frente do tempo, de mãos dadas com o sonho, é a indústria automóvel. Muito daquilo com que um dia sonhamos, em parte alimentados pelo cinema, existe hoje na realidade.
Os carros autônomos fazem parte de um caminho inevitável, mas para que possam circular livremente nas estradas terão de ser resolvidas algumas questões que continuam em aberto, começando no direito e acabando nas infraestruturas. Até lá, a tecnologia continuará a andar à frente, abrindo caminho à evolução e transformando o sonho em realidade, com o contributo cada vez mais precioso da Inteligência Artificial (IA).

A IA é a tecnologia chave para a condução autônoma, ou condução pilotada. Por essa razão, as marcas de automóveis apostam forte nas parcerias com as principais empresas da indústria eletrônica, para que, em conjunto, possam desenvolver várias abordagens e métodos para a “aprendizagem” das máquinas.

Hoje, existem no mercado carros com nível 3 de automação, numa escala que vai do zero ao cinco, sendo o zero aplicado a um carro sem automação e o nível cinco a viaturas sem condutores. O A8 é um deles. Trata-se do primeiro modelo de produção preparado para nível 3, mas ainda não tem permissão para circular com este sistema. Hoje é apenas permitida a circulação de automóveis até ao nível 2 de automação. No entanto, existem zonas de testes em vários países, nomeadamente a A9 na Alemanha, onde já é possível circular com veículos autônomos.

No futuro, aquilo que temos a ganhar com a autonomia nesta área vai além de um carro cômodo, que estaciona e conduz sozinho e está ligado à internet. Já pensou como seria se, de repente, os seus dias passassem a ter “mais uma hora”? Uma ideia que explicamos mais à frente.

Para conversar sobre a aplicação da inteligência artificial aos automóveis no presente e o futuro, sob o mote “Do sonho à realidade”, reunimos três responsáveis da marca Audi em Portugal. Convidamo-lo agora a entrar nesta viagem – que é como quem diz, artigo – e a deixar-se conduzir ao longo de 6 paragens, que é como quem diz, subtemas.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemInteligência Artificial é a chave para a condução autônoma

Publicado no Verdesobrerodas



Por Observador conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário