Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Qual é a vida útil de uma bateria num automóvel elétrico?


Qual é a vida de uma bateria num automóvel elétrico? Depende, e o condutor é uma parte importante da forma como é feita da utilização da bateria.

E o melhor que pode fazer, em resumo, é nunca carregar a bateria completamente nem deixar a energia chegar ao fim, garantindo que pode usar a bateria durante mais anos. Este é o resultado de um estudo feito pela BMZ, construtor alemão de baterias para veículos elétricos.

Carregar a bateria até aos 100 por cento, depois de estar completamente descarregada, garante uma vida de 500 ciclos de recarga. Se esta bateria tiver uma autonomia de 200 km, a sua vida útil é de apenas 100 mil quilômetros. Se, no entanto, carregar totalmente, mas só deixar descarregar até 20 por cento de capacidade (percorrendo 160 km), garante uma vida de 1000 ciclos, ou 160 mil quilômetros.

Estes números aumentam progressivamente se carregar menos a bateria. Carregando até 90 por cento, uma descarga total garante 1500 ciclos, ou 270 mil quilômetros (com 180 km de autonomia), mas descarregar até 20 por cento garante 2000 ciclos, aumentando ligeiramente a vida da bateria para 280 mil quilômetros (140 km por recarga).

Com uma carga máxima de 80 por cento, uma descarga total tem 3000 ciclos de vida útil, e até 20 por cento tem 3500. Ou seja, a vida útil é de 480 mil quilômetros no primeiro caso, mas só 420 mil no segundo. E com 70 por cento, garante 5000 ciclos (700 mil quilômetros) com descarga total e 6000 ciclos (600 mil quilômetros) com descarga até 20 por cento.

O resultado final desta experiência da BMZ é que é mais importante não carregar a bateria até ao fim do que não deixá-la descarregar até ao fim. Mas se ficar mais longe da capacidade total, é preferível descarregar completamente a bateria do que andar sempre a ligá-la à tomada após fazer um percurso pequeno.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemQual é a vida útil de uma bateria num automóvel elétrico?

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário