Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

MAN lança veículo elétrico de carga com autonomia de 160 km


A MAN lançou-se na criação de veículos de mercadorias elétricos, tendo apresentado o eTGE para transporte de mercadorias com emissões zero. A marca atualmente pertencente ao Grupo Volkswagen (na divisão Truck & Bus) recorreu a uma Crafter, com a qual partilha muitas das suas características, de forma a aproveitar as sinergias para redução de custos.

Esta VAN da MAN recorre a um motor síncrono elétrico de 100 kW (134 CV) e de 290 Nm de binário, com uma velocidade máxima limitada a 90 km/h para proteger a autonomia, que está cifrada nos 160 quilômetros. Valor que, de acordo com a marca de transportes, deverá ser suficiente uma vez que “cerca de 70% dos veículos comerciais ligeiros utilizados em áreas urbanas percorrem menos de 100 km por dia, em média” com média de velocidade também reduzida.

Os tempos de carregamento variam: uma estação de carga de 40 kW carrega a bateria até 80% em 45 minutos. A MAN eTGE fica na máxima capacidade operacional após cinco horas e meia ligada a um carregador. São necessárias cerca de nove horas para atingir a carga completa com 220V AC. A MAN assegura, ainda, que com manutenção adequada, as baterias recarregáveis de 36 kWh perdem apenas 15% da sua capacidade após dez anos e cerca de 2000 ciclos de carregamento.

Uma das razões para tal prende-se com o fato apontado pela MAN de se poderem substituir separadamente os módulos individuais de seis ou doze células. Os módulos são colocados por baixo do chão ligeiramente elevado, tal como acontece nas versões de carroceria com tração traseira com motores Diesel. Entre o equipamento de série desta versão elétrica contam-se elementos como o sistema de navegação, para-brisas aquecido e sistema de assistência à travagem de emergência (EBA).

Na fase inicial, a MAN eTGE pode ser encomendada com distância entre eixos normal e teto alto. A companhia revela que os primeiros pedidos e contratos de venda para a MAN eTGE “já foram feitos” e que o seu custo ronda os 69.500€. As primeiras VANs elétricas da MAN serão usadas inicialmente nas áreas metropolitanas da Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Noruega e Holanda.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMAN lança veículo elétrico de carga com autonomia de 160 km

Publicado no Verdesobrerodas



Por motor24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário