Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Leaf é o primeiro automóvel 100% elétrico cinco estrelas


A primeira geração do Nissan Leaf já se tinha destacado no Euro NCAP após a sua introdução em 2011, ao ser o primeiro automóvel 100% elétrico a atingir as almejadas cinco estrelas. A segunda geração, apresentada o ano passado, repete agora o feito, apesar das exigências acrescidas nos testes para 2018.

O Nissan Leaf é, assim, o primeiro veículo a ser testado de acordo com os novos protocolos do Euro NCAP, que passou a contemplar mais cenários de possíveis colisões, entre carros, pedestre e agora, pela primeira vez, ciclistas, que têm aumentado em número nos últimos anos nas principais cidades europeias.

Os novos testes põem em evidência a eficácia dos sistemas de travagem autônoma, obrigando a sistemas de detecção mais sofisticados. Os sensores têm de possuir um raio de ação mais amplo para detetar antecipadamente ciclistas — estes deslocam-se mais rapidamente que os pedestres —, como os algoritmos têm de ser mais complexos para evitar falsas detecções.

Foi o impulso para salvar os ciclistas que inspirou o governo holandês a financiar um projeto que levou ao desenvolvimento de um protocolo para detetar ciclistas. Estamos honrados que o Euro NCAP tenha decidido adicionar este protocolo ao seu sistema de avaliação. 
Robbert Verweij, membro do conselho Euro NCAP e conselheiro de políticas sênior para o Ministério dos Transportes holandês

Outras novidades para 2018 incluem a detecção de pedestre à noite ou com condições de luz insuficientes de modo a garantir que o sistema funciona em qualquer cenário.


Foram introduzidos também novos testes para averiguar a eficácia dos mais recentes sistemas de manutenção na via de rodagem, que podem atuar autonomamente na direção, capazes de evitar uma saída de estrada ou uma colisão frontal. São testados a capacidade do sistema em detetar a berma da estrada — esteja marcada ou não; de regressar à sua faixa de rodagem após uma ultrapassagem quando é detetado um veículo no sentido oposto; e se o carro não vira de forma inadvertida para a via adjacente do veículo que está a ultrapassar.

Estas últimas atualizações ao Euro NCAP em segurança ativa, foca tanto na proteção daqueles que estão no interior do veículo, como aqueles que partilham a estrada com ele. As nossas novas avaliações demonstram o nível de sofisticação crescente que pode ser alcançado ao ligar os diversos sistemas de sensores instalados no veículo. À medida que o custo destes sistemas baixa e as capacidades de computação aumentam, veículos convencionais podem brevemente ajudar a prevenir colisões significativamente mais complexas. Michiel van Ratingen, Secretário Geral Euro NCAP

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemLeaf é o primeiro automóvel 100% elétrico cinco estrelas

Publicado no Verdesobrerodas



Por Razão Automóvel conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário