
Com carroceria em dois tons, o subcompacto urbano se dá bem na Europa,
onde já há vagas e recargas gratuitas em estacionamentos para esses veículos ou
com carga ao custo de 5 ou 6 euros, ou seja, em torno de R$ 20 ou R$ 25, para
rodar até 145 km.
Isso sem falar no torque instantâneo e seus competentes 82 cv de potência. A Smart, que pertence à Mercedes-Benz, divide esta plataforma com o Renault Twingo e o novo ForTwo já foi apresentado no Brasil, no último Salão de São Paulo, em 2016.
Isso sem falar no torque instantâneo e seus competentes 82 cv de potência. A Smart, que pertence à Mercedes-Benz, divide esta plataforma com o Renault Twingo e o novo ForTwo já foi apresentado no Brasil, no último Salão de São Paulo, em 2016.
A bateria de íons de
lítio com 17,6 kWh permite que o automóvel urbano com dois lugares rode
aproximadamente 145 km na cidade sem produzir nenhuma emissão local de
poluentes. Quando totalmente zerada, ela leva em torno de sete horas para ser
carregada em uma tomada doméstica ou até 1 hora e meia em uma estação de carga
rápida nos sistemas elétricos da maioria dos países. A versão tem um sistema de
recuperação de energia em quatro níveis e controlado por borboletas no volante.
Para possibilitar a carga
rápida, opcionalmente é possível equipar o veículo com um carregador de bordo
de 22 kW, que permite que uma bateria completamente zerada seja totalmente
carregada em menos de uma hora. Com seu motor elétrico de 55 kW, o Smart Fortwo
Electric Drive atinge uma velocidade máxima de 125 km/h. Com torque de 13,3
kgfm, o modelo acelera de zero a 60 km/h em 4,8 segundos e pode ir de zero a
100 km/h em 11,5 segundos.
Com grade dianteira maior
e a assinatura electric drive na frente, o carro tem luzes de condução diurna
em leds abaixo dos faróis, saias laterais mais largas e algumas mudanças na
traseira. O novo e-Smart é oferecido em todas as cores e combinações
tradicionais já disponíveis nos modelos a gasolina. Entre os equipamentos, o
ar-condicionado é automático com filtro de pólen e tem controle de temperatura
pré-embarque. Isso significa que, quando o veículo está conectado à rede
elétrica, pode ser pré-aquecido ou resfriado por meio da programação da hora de
partida. Também é possível acionar o controle de climatização pré-embarque a
qualquer momento remotamente, pela internet ou por um smartphone.
Os itens de série incluem
vidros elétricos, volante de três raios de revestimento sintético, manopla do
câmbio em revestimento sintético, sistema de áudio multimídia com GPS, DVD e
Bluetooth, direção elétrica e rodas de liga leve. Na Itália, onde o teste foi
realizado, o Smart Fortwo elétrico parte de 23.920 euros, ou seja, R$ 96 mil,
aproximadamente.
Tudo é bastante
prático e funcional, mas sem deixar de lado a atenção aos detalhes típica dos
alemães. Seus 2,69 metros de comprimento fazem milagres no interior, mas
decepciona o fato de todos os compartimentos de armazenamento serem circulares.
Para manobrar, o raio de giro é incrível.
Em movimento, a potência
de 82 cv e o torque constante de 13,3 kgfm são capazes de render boa diversão
no trânsito das grandes capitais. O Smart Fortwo elétrico se mostra muito ágil
e completamente silencioso. O tamanho diminuto faz com que seja bem fácil
encontrar vagas, até nas regiões mais frequentadas. A marca promete uma
autonomia de até 145 km, mas não deu para conseguir esse resultado na
avaliação. Com segurança, 100 km de percurso é o ideal, mas até dá para aliviar
o pé direito e chegar a uns 120 km de distância. E isso em uma direção
confortável, até divertida e, o melhor: com a consciência totalmente limpa
quanto ao meio ambiente.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Grande expectativa de carros elétricos no cenário automotivo global
Publicado no
Verdesobrerodas
Por ACidade ON conteúdo
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