Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Definido a visão da marca Nissan Intelligent Mobility


A Nissan, líder mundial de veículos elétricos e zero emissões, desenvolve continuamente tecnologias para transformar o futuro da mobilidade. Com mais de 300.000 unidades do Nissan LEAF 100% elétrico em circulação e 75.000 veículos vendidos e equipados com a tecnologia proPILOT, a marca japonesa tem um claro caminho definido pela visão da marca Nissan Intelligent Mobility.

Essa visão, que foi apresentada no evento Nissan Futures, em 9 de março, tem como objetivo mudar a forma como os veículos são dirigidos, impulsionados e integrados à sociedade. As tecnologias e inovações que a Nissan desenvolve tornaram conhecida a sua visão sobre a mobilidade do futuro. Cada uma das tecnologias apresentadas a seguir representa um passo para a construção dessa mobilidade.

Na região, cada vez mais modelos da marca incorporam alguma inovação do Nissan Intelligent Mobility. Entre os destaques estão:Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras é uma tecnologia inovadora que reduz o estresse do motorista, ao proporcionar uma visão periférica 360​° que permite manobrar de forma mais fácil e segura. A tecnologia usa imagens que são exibidas na tela sensível ao toque do console central e também é capaz de detectar objetos em movimento para alertar o motorista sobre um possível acidente.

Quanto aos sistemas que ajudam não apenas a frear, mas a manter o controle do veículo durante as manobras, a Nissan possui tecnologias como o Assistente Inteligente de Frenagem (Intelligent Emergency Braking) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Intelligent Engine Break). A primeira tecnologia funciona com alertas sonoros e visuais ao detectar a necessidade de diminuir a velocidade para evitar uma colisão, inclusive acionando os freios caso não haja resposta do motorista. Em relação à segunda tecnologia, a mesma é um sistema de assistência à direção que detecta a condição da estrada no momento de diminuir a velocidade e utiliza a transmissão Xtronic® CVT para frear o motor.

Uma tecnologia que proporciona maior segurança e conforto é o sistema de Controle Inteligente em Curvas (Intelligent Trace Control), que garante que o veículo siga o caminho correto e seguro, pois identifica o traçado da curva e é capaz de aplicar uma força de frenagem individual nas rodas para aumentar o controle da direção durante as curvas. Além disso, o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Intelligent Ride Control) ajuda a suavizar a experiência da condução utilizando os freios e ajustando o torque do motor automaticamente caso o carro passe por imperfeições ou qualquer irregularidade do solo.
 
Para situações em que os motoristas possam experimentar fadiga, foi desenvolvido o Alerta Inteligente de Fadiga do Motorista (Nissan Intelligent Drive Alertness), um sistema que se adapta a cada motorista monitorando os padrões da direção e os compara continuamente com as estatísticas de erros de condução. Ao detectar um comportamento de condução inconsistente, o sistema usa um alerta sonoro e mostra uma xícara de café com uma mensagem na tela de informações do veículo que diz: "Você precisa de descanso".

Para adaptar-se a qualquer condição de condução e ambiente, o Acendimento Inteligente dos Faróis (Intelligent Auto Headlights) acende e apaga automaticamente as luzes dianteiras para evitar os pontos cegos que os faróis tradicionais geram, por exemplo, ao fazer uma curva.

Para a Nissan, o futuro da mobilidade é o conjunto de inovações e tecnologias que tornarão a experiência da condução - ou a mobilidade de um ponto de vista mais amplo – muito mais emocionante, agradável, zero emissão e conectado. Entre as últimas tecnologias que a marca tem apresentado estão:

A tecnologia inovadora ProPILOT permite que os veículos funcionem de forma autônoma durante a condução em uma única faixa na rodovia, contribuindo para a segurança e facilitando o trabalho do motorista no trânsito pesado ou em viagens de longa distância. Por meio da utilização de tecnologias avançadas de processamento de imagens, o sistema ProPILOT analisa as condições do percurso e do trânsito e executa manobras precisas; permitindo que o veículo desempenhe de forma natural e proporcione uma sensação de condução semelhante à de um humano.

A tecnologia, apresentada pela primeira vez no Japão, em agosto de 2016, é pioneira e atualmente está presente em mais de 75 mil veículos da Nissan em circulação em todo o mundo. Modelos como o novo Nissan LEAF, Serena, X-trail e Qashqai já incorporam o ProPILOT.

Outra tecnologia revolucionária é o novo e-Pedal, que permite aos condutores dar partida, acelerar, desacelerar e parar aumentando ou diminuindo a pressão aplicada ao acelerador. Ao liberar o acelerador completamente, os freios regenerativos e de fricção são aplicados automaticamente, parando o veículo completamente. O veículo mantém sua posição, mesmo em declives ascendentes, até que o acelerador seja pressionado novamente. A velocidade e a reatividade com as quais o e-Pedal opera tornam a condução mais simples e mais atraente.

Em relação à Inteligência Artificial, o mais recente desenvolvimento da Nissan é o Brain-to-Vehicle (B2V), capaz de interpretar sinais do cérebro do motorista para dar assistência e colaborar tanto com os sistema de direção autônoma quanto manual, aprendendo com o próprio motorista. A tecnologia promete reduzir o tempo de reação e promover adaptações que maximizem o prazer de dirigir.

Prever: ao detectar sinais de que o cérebro do condutor está a ponto de começar um movimento – como girar o volante ou pressionar o acelerador – as tecnologias de assistência ao condutor são capazes de começar a ação antecipadamente. Isto pode melhorar os tempos de reação e a condução manual.

Detectar: ao detectar e analisar qualquer irregularidade na atitude do condutor, a inteligência artificial é capaz de mudar a configuração ou o estilo de condução quando estiver no modo autônomo. A tecnologia B2V da Nissan é o primeiro sistema desse tipo no mundo. O condutor utiliza um dispositivo que mede a atividade da onda cerebral, que é, posteriormente, analisada por sistemas autônomos.

A Nissan também possui outro sistema de propulsão amigável ​​ao meio ambiente. O inovador sistema e-POWER combina um motor elétrico com um motor a gasolina; sendo sua grande vantagem a grande autonomia, pois o motorista não precisa se preocupar em recarregar a bateria. O e-POWER é uma cadeia cinemática leve, compacta e altamente eficiente que oferece uma condução de alta qualidade, suave, com grande capacidade de resposta; também produz baixas vibrações e gera um torque instantâneo.
Essa tecnologia tem tido muito sucesso desde o início de sua comercialização em novembro de 2016. O modelo Note e-POWER, por exemplo, foi o compacto campeão de vendas no Japão em 2017.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemDefinido a visão da marca Nissan Intelligent Mobility

Publicado no Verdesobrerodas



Por segs conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário