Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Nissan Kuro Concept Brain-to-Vehicle elétrico é apresentado em Genebra

O Nissan IMx Kuro Concept foi revelado o ano passado no Salão de Tóquio e faz a sua incursão à Europa no Salão de Genebra. Atualizado, ainda que a tecnologia continue o ponto-chave, o crossover nipônico integra o conceito Brain-to-Vehicle (B2V), em que este sistema interpreta os sinais do cérebro do condutor para apoiar a condução e para melhorar os sistemas de condução autônoma. A mobilidade elétrica é o outro foco essencial para descrever o concept.

Novos apontamentos em cor preta – até porque “Kuro” significa preto em japonês – o IMx Kuro Concept ganhou atualizações na grelha em ‘V’, novas jantes e um revestimento em tom cinzento e negro. O exterior é sóbrio e o novo esquema de cores acentua a aparência do crossover. O interior assemelha-se ao de um cinema – uma aparência a que remetem as cadeiras reclináveis e o painel de instrumentos panorâmico OLED.

Sendo um vislumbre da Mobilidade Inteligente da Nissan, diz a marca que o protótipo serve como exemplo da sua visão de como os carros serão alimentados, conduzidos e integrados na sociedade. Incontornavelmente, a tecnologia B2V é a especificação que se destaca. “O crossover de emissões 0 IMX Kuro incorpora o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan”, disse José Muñoz, Chefe de Performance da Nissan. “A Mobilidade inteligente é o compromisso da Nissan em alterar a forma como as pessoas e os carros comunicam, e também de como os carros irão interagir com a sociedade num futuro próximo”, refere o responsável.

No núcleo da tecnologia da Mobilidade Inteligente da Nissan proposta neste protótipo está a futura versão do sistema de condução ProPilot. Quando está ativo, este modo de condução recolhe o volante e rebate os bancos – a única função do condutor passa a ser a de relaxar e aproveitar a viagem. Quando é desativado, volta o habitáculo à sua forma “tradicional”.

Especifica a Nissan que a B2V “acelera o tempo de reação” dos condutores e tornará as viagens mais agradáveis. Para tal, duas noções integram o conceito: a de Detecção e a de Previsão. Na primeira, a inteligência artificial deteta e avalia o conforto do condutor, adaptando posteriormente o estilo de condução do automóvel quando o modo de condução autônoma está ativo. Já na Previsão, a assistência de condução funciona baseando-se na captação de sinais do cérebro do condutor. A este exemplo, se o condutor estiver prestes a manobrar o volante ou a apertar o acelerador, a tecnologia da Nissan poderá apoiar e iniciar essas funções mais rapidamente. Desta forma, melhora-se o tempo de reação e o modo de condução manual.

A Nissan explica que o processo se garante através de um aparelho que mede a atividade cerebral e os dados recolhidos são analisados pelo sistema de condução autônoma. Desta forma, antecipa-se as atividades do condutor entre 0.2 a 0.5 segundos mais rápido.

No que respeita à motorização, um par de propulsores elétricos estão colocados em cada eixo e o sistema de tração é às quatro rodas. A potência combinada atinge os 320 kW (429cv) de potência e os 700 Nm de binário. O novo pacote de baterias possibilita uma autonomia de 600km.

Mas o fator elétrico não se esgota pelas especificações do modelo. O IMx Kuro pode ser utilizado como uma “infraestrutura social”. A Nissan dá um exemplo em como poderá ser executada essa valência social: depois de transportar um condutor a um aeroporto, o crossover pode estacionar-se automaticamente num local onde o veículo se pode conectar à rede energética, transferindo eletricidade para essa rede. Quando o condutor regressa, o automóvel recarrega e está pronto para ser utilizado. São capacidades que caraterizam o IMx Kuro Concept, um protótipo que materializa as filosofias da Nissan para o futuro da mobilidade.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemNissan Kuro Concept Brain-to-Vehicle elétrico é apresentado em Genebra

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário