Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Hyundai NEXO e Kona elétricos estão prontos para o mercado


Trata-se dos primeiros modelos do segmento B e C totalmente elétricos da marca que chegarão à categoria dos SUVs durante o presente ano de 2018 e tudo graças ao duro empenho que a Hyundai está colocando no desenvolvimento de novos modelos propulsionados com tecnologias alternativas, uma estratégia com a qual pretende alçar-se como líder.

Os novos Hyundai NEXO e Kona Elétrico já foram apresentados e estão prontos para sua estreia comercial.
Os dois debutarão no próximo verão europeu, embora o segundo já acumule milhares de reservas de clientes nos países escandinavos - especialmente na Noruega, uma península onde o fabricante coreano conta com uma base estabelecida para os testes de inverno que realiza sobre seus modelos, conhecida como Hyundai Mobis Proving Ground, a somente uma hora de carro do Círculo Polar Ártico.

E para o caso desses dois modelos elétricos os testes não foram diferentes, mas até um pouco mais agressivos, já que o sistema de propulsão elétrico deve funcionar sob todo tipo de condições, incluindo o frio extremo que atinge a Lapônia durante o inverno, com até -35°C, e onde os modelos elétricos são submetidos a rigorosos testes. Nessas temperaturas extremamente baixas o frio pode significar um funcionamento anômalo dos modelos elétricos, especialmente a fase de arranque e no alcance da temperatura ótima de funcionamento do powertrain e da climatização, além de baixar consideravelmente a autonomia.

A experiência adquirida com o iX35 FCEV foi fundamental para que o novo NEXO pudesse chegar como um modelo de produção em série em grande escala. O seu antecessor equipava uma tecnologia de célula de hidrogênio capaz de suportar uma temperatura máxima de -20ºC, por isso que para poder garantir um funcionamento sem nenhum tipo de problema a -30ºC - como qualquer veículo de combustão térmica - foi necessário incluir um aquecedor especial para as células de combustível.

Mas não é o único desafio ao qual foram submetidos os engenheiros da marca coreana. O funcionamento desse sistema ‘Hyundai Fuel Cell’ só emite água como emissões, por isso que uma vez o NEXO estando desligado e submetido a estas temperaturas extremamente baixas, a formação de gelo é um fato mais que possível.

A solução foi integrar um soprador conectado à célula de combustível para eliminar toda a água que possa ficar no sistema antes que possa congelar. Resolvidos esses problemas, o uso mais eficiente possível de um modelo elétrico alimentado por bateria também é um desafio a ser batido. 

No caso do novo Kona Elétrico, foi montada uma bomba de calor que aproveita todo o excedente de calor gerado pelo sistema de propulsão para alimentar de energia os sistemas de climatização do interior, então graças a essa bomba de calor se requer uma menor energia da bateria e se pode aumentar a autonomia disponível, que com uma só carga, se eleva até os 800 quilômetros, a mais elevada do mercado em sua categoria.

Além disso, também conta com um controle inteligente da entrada de ar, que recicla o ar quente controlando a quantidade de ar que ingressa e sai do veículo, aquecendo o habitáculo de forma mais eficiente, e, inclusive, se o condutor for o único ocupante, pode ser ativado o modo ‘só controlador’ através de um botão no quadro de instrumentos.

A versão elétrica do novo Kona também conta com um sistema que pode programar uma função de aquecimento ou esfriamento antes de se acessar o veículo e iniciar a marcha, enquanto o veículo se encontra em processo de recarga conectado à rede elétrica, não sendo necessário utilizar a bateria de 64 kWh da versão mais potente ou da bateria de 39,2 kWh da versão básica, que oferecem autonomias máximas de 482 e 312 quilômetros, respectivamente.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemHyundai NEXO e Kona elétricos estão prontos para o mercado

Publicado no Verdesobrerodas



Por PlanetCarsz conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário