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sábado, 17 de fevereiro de 2018

Renault lança versão do ZOE capaz de carregar 30% mais rápido

Atenta às necessidades dos proprietários de veículos elétricos, a Renault lançou uma nova versão do seu citadino 100% elétrico. O Renault ZOE CR tem cargas mais rápidas nos postos de carregamento… rápido.

Consciente de que o maior “problema” dos veículos elétricos não é a autonomia, mas sim o tempo de reposição de autonomia, a Renault lançou para o mercado uma nova versão do seu veículo 100% elétrico, o Renault ZOE.
A nova versão, denominada de Renault ZOE Z.E. 40 C.R. — C.R. não de Cristiano Ronaldo, mas sim de Carga Rápida — junta-se assim à anterior oferta que se manterá, para aqueles cuja utilização em postos de carregamento rápido, sejam eles públicos ou privados, não seja uma prioridade.

A nova versão do automóvel elétrico líder de vendas em Portugal e na Europa, oferece tempos de carregamentos que chegam a ser cerca de 30% inferiores em relação ao ZOE já existente. Não é demais relembrar que o Renault ZOE vendeu em 2017, 860 unidades só em Portugal, e em janeiro deste ano as vendas de carros elétricos atingiram 1% do total do mercado nacional. O custo de eletricidade para percorrer 100 quilômetros num carro 100% elétrico pode variar entre os 1,4 euros e 2,4 euros, dependendo da tarifa de eletricidade, mas sempre muito inferior aos custos de um veículo a combustão, por mais econômico que seja.
O modelo já existente, anuncia 400 kms de autonomia (NEDC), e está equipado com um motor de 68 kW (92 cv), enquanto o Renault ZOE CR, anuncia 370 kms de autonomia (NEDC) e conta com outro motor, o Q90, com 65 kW (88 cv). Na prática, os valores de prestações anunciados por ambas as versões são exatamente iguais. Uma velocidade máxima de 135 km/h, binário máximo de 220 Nm  e um tempo dos 0-100 km/h de 13,2 segundos. Também as baterias usadas por um e outro são as mesmas.

Não existe qualquer diferença entre as duas versões, nem no exterior, nem no interior, com os níveis de equipamento — Life, Intens e Bose — a manterem-se disponíveis em ambos, tal como a possibilidade de aquisição com compra ou aluguer da bateria. Existem sim diferenças no que diz respeito a tempos de carregamento, e autonomia, e apenas isso.

Embora o novo Renault ZOE CR seja mais rápido nos carregamentos em postos de carregamento rápido, suportando até 43 kW/h — a versão normal fica-se pelos 22 kW/h — num carregamento doméstico, o mesmo já não acontece, com os valores de tempos de carregamento a serem mais demorados, se falarmos num carregamento total de 12 ou 15 horas. Ou seja, numa Wallbox de 3,7 kW com corrente monofásica — típico carregamento doméstico — o ZOE 40 demorará 15 horas para carregar os 100% da bateria, enquanto o novo ZOE CR demorará 15 horas e 30 minutos. Se o cenário for colocado com um carregamento a 7,4 kW, o ZOE normal levará 7 horas e 25 minutos, enquanto o ZOE CR levará 8 horas e 25 minutos.

Mudemos para um cenário de corrente trifásica — carregamento industrial ou rede pública — até 22 kW o tempo de carregamento dos 100% é exatamente igual nas duas versões, com 2 horas e 40 minutos. Com um cenário de carregamento rápido a 43 kW — postos específicos de carga rápida — o ZOE normal leva 1 hora e 40 minutos para atingir 80% da bateria, enquanto o novo Renault ZOE CR demorará apenas 65 minutos.

Se recentemente anunciamos o aumento de potência efetuado na rede pública de postos de carregamento — de 3,6 kW para 22 kW — também é verdade que no final de 2017 a rede de postos de carga rápida — 43 kW — era composta apenas por 42 postos. No entanto, o plano de aumento de postos de carga rápida no país, durante o ano de 2018, prevê um total de 700 postos de carga rápida ou acelerada, o que será imprescindível para o avanço, desenvolvimento e viabilidade deste tipo de mobilidade.

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Publicado no Verdesobrerodas



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