Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Novo Hyundai NEXO a hidrogênio está pronto para produção em série

O novo Hyundai NEXO é o primeiro modelo de sua categoria pronto para uma produção em série e em grande escala, equipado com a segunda geração da tecnologia de célula de combustível alimentada por hidrogênio. 

Adiantado no mês passado de janeiro no CES de Las Vegas, o crossover de aspecto futurista estreia oficialmente no Salão de Genebra.

Embora na verdade se trate do segundo modelo movido por esse sistema de propulsão - o primeiro foi o iX35 FCEV - a aposta coreana com o novo NEXO parte de uma arquitetura completamente nova concebida para modelos que inauguram novas siglas - FUV, acrônimo de ‘Future Utility Vehicle’ - combinando sua aptidão fora de estrada com a tecnologia de eletrificação mais avançada.

Estará à venda em toda a Europa a partir deste ano, destacando-se por sair dos cânones de design atuais, tanto da marca coreana como da concorrência, mostrando um aspecto absolutamente futurista especialmente no avançado desenho da frente, inaugurando um estilo que será transferido aos novos quinze modelos de alta eficiência que a marca planeja lançar, três deles antes de 2022. O novo estilo mostrado pela grade em cascata é maior nesse modelo, para fornecer mais oxigênio ao sistema de propulsão, enquanto que a forma dos faróis - unidos por uma fina moldura - também experimenta uma mudança apostando em um fino triangulo que conta com as luzes diurnas de LED na horizontal. 

Visto de lado, o novo NEXO revela uma linha de teto que se estende muito suavemente para a traseira e um desenho dos pilares traseiros que simulam uma atmosfera de coupe terminando em um spoiler. Além disso, o perfil do crossover elétrico se destaca pela ausência das maçanetas das portas, que saltam e embutem automaticamente, ocultando-se após cinco segundos depois da partida ou a uma velocidade de 3 km/h.

Em termos de equipamento, o novo NEXO é o primeiro modelo do segmento a contar com funções de condução autônoma de nível quatro, o que lhe permitiu bater um recorde de condução autônoma em autoestrada. Está equipado com conectividade à internet 5G junto com os assistentes de condução ‘Hyundai SmartSense’, composto de nove assistentes: 
advertência de colisão frontal, prevenção de colisão frontal com detecção de pedestres, assistência de manutenção de faixa, assistente de luzes altas, monitoramento de fadiga do condutor e alerta de objetos no ângulo morto, todos de série com exceção do alerta de colisão traseira por tráfego cruzado que é opcional.

Apesar de contar com estes sistemas, o NEXO estreia uma nova geração do ‘Monitor de Ângulo Morto’ que emite imagens - e vídeo - em tempo real à tela do quadro de instrumentos cada vez que se realiza uma mudança de faixa, graças à câmeras de grande angulação com um funcionamento impecável, segundo a Hyundai, inclusive durante a noite. 

Os assistentes de ‘Manutenção de Faixa’ e de ‘Condução em Autoestrada’ também estreiam no NEXO, o primeiro realizando automaticamente correções na direção para manter o carro na faixa em velocidades de até 145 km/h, enquanto que o segundo utiliza a informação dos sensores e da navegação para a condução autônoma em autoestrada. A função de ‘Estacionamento Autônomo Remoto’ permite estacionar e sair dos estacionamentos mais complicados somente com o toque em um botão.
 
Debaixo do capô contará com a segunda geração da tecnologia de célula de hidrogênio desenvolvida pela Hyundai. O sistema - que a Hyundai já explicou através de um vídeo - conta com um motor elétrico que rende uma potência máxima de 120 kW - equivalentes a 163 cv - com um torque máximo de 395 Nm, e uma bateria com uma capacidade contínua de 40 kW que se encontra alojada debaixo o porta-malas, que dispõe de um volume de carga de 461 litros.

Junto com a célula de hidrogênio que oferece 95 kW, a potência total do sistema se eleva até 135 kW, alimentando-se de três tanques de hidrogênio com uma capacidade total de 156,6 litros. A Hyundai destaca que se trata do único modelo do mundo com esse nível de densidade e capacidade de armazenagem de combustível, necessitando de somente cinco minutos para serem recarregados e chegando a oferecer uma autonomia máxima de 800 quilômetros por tanque e com uma eficiência de uso do hidrogênio cifrada em 60%, que traduzido ao consumo do combustível gasolina, equivale a 25,6 km/l oferecendo o desempenho que aparece na seguinte tabela:
Desempenho do Hyundai NEXO

  • Aceleração 0 - 100 km/h - 9,2 segundos
  • Aceleração 80 - 120 km/h - 7,4 segundos
  • Velocidade máxima - 179 km/h
  • Emissões de CO2 - 0 g/km
  • Autonomia máxima (ciclo NEDC) - 800 km





VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemNovo Hyundai NEXO a hidrogênio está pronto para produção em série

Publicado no Verdesobrerodas



Por PlanetCarsz conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário