Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Daimler inicia testes com o caminhão elétrico eActros

A Daimler vai iniciar os testes com clientes do caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros, que é o primeiro do segmento de pesados com propulsão 100% elétrica. O veículo é derivado do conceito Urban eTruck e terá produção regular a partir de 2021. O caminhão terá 10 unidades cedidas aos transportadores alemães parceiros do programa de testes.

Com PBT de 18 ou 25 toneladas, o Mercedes-Benz eActros utiliza baterias de lítio que garantem autonomia de 200 km. De acordo com a marca alemã, o veículo tem o mesmo desempenho de um equivalente a diesel. Ele utiliza dois motores elétricos de 170 cv e 49,2 kgfm cada um, montados no eixo traseiro. As baterias possuem tensão de 400V e densidade de 240 kWh, enquanto a recarga rápida demora 3 horas ou 8 horas plugado em tomada comum.


A capacidade de carga é de 11,5 toneladas por eixo, o que foi mantido com a mudança para propulsão elétrica. As baterias foram protegidas por compartimentos de aço por conta da segurança e separadas em 11 pacotes. Distribuídas pelo chassi, elas permitem que em caso de colisão, os danos sejam mínimos.

Além de alimentar os dois motores elétricos, as baterias do Mercedes-Benz eActros fornecem energia para sistemas periféricos, entre eles a bomba elétrica da direção hidráulica, sistema de ar-condicionado, compressor de ar dos freios pneumáticos e até para o compressor do sistema de refrigeração de baú ou implemento para cargas refrigeradas.
O Mercedes-Benz eActros é apenas mais um passo do setor de transporte rumo à eletrificação. Na Alemanha, o governo concedeu 10 milhões de euros como incentivo para pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos, dentro do programa “Concept ELV”. O projeto envolve inclusive testes de campo e avaliações com frotistas.
Além da Daimler, outras empresas do setor apostam na eletrificação. Scania e Volvo, por exemplo, estão testando rodovias eletrificadas onde caminhões híbridos se utilizam da rede aérea para manter uma condução sem emissão de CO2 ou com esta reduzida durante o deslocamento entre dois pontos onde existe tal rede. Quando estão fora da rede, eles utilizam seus motores diesel, mas ainda assim com uso do elétrico para reduzir esforço, consumo e emissão.

A Tesla partiu direto para a eletrificação com seu Tesla Semi e já tem mais de 2 mil encomendas. Até a Cummins, tradicional fabricante de motores diesel, apresentou um protótipo de caminhão elétrico. Já a americana Nikola Motors oferece um caminhão híbrido com células de combustível de hidrogênio, apresentando grande autonomia para o transporte de cargas. Aqui no Brasil, a Volkswagen lançou o eDelivery, caminhão leve elétrico desenvolvido no país e com vendas esperadas para 2020.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemDaimler inicia testes com o caminhão elétrico eActros

Publicado no Verdesobrerodas



Por Noticias Automotivas conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário