Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sábado, 13 de janeiro de 2018

Toyota mostra superdesportivo híbrido

O Toyota Gazoo GR Super Sport Concept é um superdesportivo híbrido, derivado diretamente do Toyota TS050 Hybrid — o protótipo de Le Mans da marca japonesa.

“Em vez de transformar carros de produção em carros de competição, pretendemos descobrir como incorporar o know-how conseguido através de corridas e ralis nos carros de produção apesar de várias restrições[…]”, são as palavras de Shigeki Tomoyama, presidente da Gazoo Racing Company.

E a Toyota Gazoo não poderia ter encontrado melhor forma de demonstrar essa abordagem — o Toyota Gazoo GR Super Sport Concept, apresentado no Tokyo Auto Salon, deriva diretamente do TS050 Hybrid, o protótipo que compete no WEC (World Endurance Championship) e nas 24 horas de Le Mans.

Não é apenas “conversa”. Por baixo da curvilínea e fluída carroçaria reside a mesma estrutura em fibra de carbono e o mesmo 2.4 V6 twin turbo, juntamente com o Toyota Hybrid System-Racing (THS-R) do protótipo de Le Mans. Resultado: a combinação do V6 twin turbo com os motores elétricos do sistema híbrido garantem 1000 cv!

O Toyota Gazoo GR Super Sport Concept não difere assim tanto, nos seus propósitos, do Mercedes-AMG Project One ou do Aston Martin Valkyrie, apesar de, ao contrário destes, ser o único a derivar diretamente de um carro de competição.

Longe das restrições regulamentares da competição, o concept apresenta uma carroçaria mais estilizada que o TS050 Hybrid, permitindo algumas liberdades, como o posicionamento das duas saídas de escape onde estaria, naturalmente, o óculo traseiro. Também prescinde dos retrovisores — tal como o Valkyrie — substituindo-os por dois pares de câmaras.

Colocar os 1000 cv no asfalto é missão para os generosos pneus 330/710 R18 — tanto à frente como atrás — suportados por jantes de 18″ de diâmetro e 13″ de largura.

É só um concept, certo?
Para já, sim. Mas as declarações de Shigeki Tomoyama deixam adivinhar uma forte possibilidade de se converter num carro real: Assim, este é o ponto de partida para um desafio completamente novo na Toyota em desenvolver carros desportivos a partir de carros que estão em competição. Embora possa demorar algum tempo até todos vocês terem uma oportunidade de estar atrás do volante, eu espero que o GR Super Sport Concept vos dê um vislumbre do que pretendemos alcançar com a nossa próxima geração de carros desportivos.

Aguardemos… Até lá, conheceremos o novo desportivo da Toyota desenvolvido em conjunto com a BMW que, supostamente, recuperará o nome Supra. Tal como o GR Super Sport Concept, contemplará uma motorização híbrida e, para já, pouco mais sabemos.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemToyota mostra superdesportivo híbrido 

Publicado no Verdesobrerodas



Por Razão Automóvel conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário