Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 28 de janeiro de 2018

“Ovo” será relançado em versão 100% elétrica

O mítico Isetta de meados do século vai renascer em versão 100% elétrica por iniciativa da empresa suiça Micro Mobility Systems. Rebatizado como Microlino, tem as primeira entregas a clientes agendadas para a primavera.

Conhecido em Portugal simplesmente como “Ovo”, devido à sua forma arrendodada, o Isetta italiano afirmou-se no pós-guerra como uma alternativa a outros pequenos carros europeus, como o Mini britânico, o Renault 4 Cv francês, o VW Caronha alemão ou o Fiat 500 original.
Com o seu design original, a sua porta dianteira e um pequeno motor de motociclo, o Isetta original (foto) foi um sucesso em toda a Europa, chegando a ser fabricado sob licença em vários países, entre os quais a Alemanha, onde era produzido pela BMW.

Agora, quase 70 anos depois e seguindo as pisadas dos seus rivais da altura, também o Isetta vai renascer, em versão moderna rebatizada como Microlino e, neste caso, com motor 100% elétrico. Apresentado esta semana em Zurique, o Isetta do séc. XXI é maior que o original, embora mantenha dimensões microscópicas, à escala automóvel, com 2,43 metros de comprimentos, 1,5 metros de largura e menos de meia tonelada de peso. Números que lhe dão direito a reclamar o título de carro mais pequeno do mundo, se esquecemos os microcarros, destronando o rival direto smart fortwo. Et por cause, repare na curiosidade do design

Esteticamente o Microlino mantém a forma oval e a porta dianteira, os dois traços mais marcantes do Isetta original. Apresentado no Salão Automóvel de Genebra, há dois anos, é propulsionado por um motor de 15 Kw, que lhe garante uma velocidade máxima limitada a 90 Km/h. Está disponível com um pack de baterias de 8 kWh, para uma autonomia de 120 quilómetros, ou de 14,4 KWh, podendo neste caso percorrer 215 quilómetros sem necessidade de ir à carga. No interior, espaço para dois adultos à frente e duas crianças atrás e para 300 litros de bagagem.

O lançamento do Microlino é uma iniciativa da Micro Mobility Systems, uma empresa suiça especializada na produção de trotinete, mini-scooters e pequenos veículos elétricos. O primeiro protótipo do Microlino já foi apresentado na China e Wim Ouboter (foto), fundador da Micro Mobility Systems, encontrou na empresa italiana Tazzari, que projetou o mini elétrico Zero, o parceiro industrial necessário para produzir o motor do Microlino e atacar o mercado europeu.
Com um preço de venda anunciada a partir de 12 mil euros, o Microlino já atraiu a atenção de 4600 potenciais clientes, numa lista de encomendas que deverá continuar a aumentar.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: “Ovo” será relançado em versão 100% elétrica
Publicado no Verdesobrerodas

Por Automonitor conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário