Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Mercedes-AMG 100% elétrico está próximo do mercado

Nem a Mercedes-AMG pode evitar a progressiva eletrificação que se vive na indústria. O trovejar dos V8 poderá dar lugar ao gemido agudo dos eletrões.

Mercedes-AMG 100% elétricos já não é uma questão se haverá ou não, mas sim quando. Em declarações à Autocar, o diretor do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes, Ola Kallenius, refere que tudo aponta nessa direção.

Porque não? Não é um programa concreto de momento, mas é concebível. Além disso, já o fizemos antes. Sim, já houve um AMG 100% elétrico. Kallenius refere-se ao SLS Electric Drive, lançado em 2013. Um autêntico laboratório rolante, com quatro motores — um por roda —, vetorização do binário, 751 cv e 1000 Nm ao nosso dispor, capaz de até 250 km de autonomia, de acordo com o permissivo ciclo NEDC. Passou a fase de protótipo e chegou mesmo a ser produzido, ainda que em menos de 100 unidades apenas.

A pertinência da questão referia-se, no entanto, a mais do que uma pequena produção de um modelo de nicho. O que pretendemos saber é se futuras gerações dos C63 e E63, e outras propostas da marca, caracterizados por possantes V8, poderão ver o seu lugar tomado por Mercedes-AMG 100% elétricos. Estão a imaginar um C63 sem um V8 por baixo do capot? Nós também não…
 
Quando mudamos para motores turbo, todos pensaram que seria o fim do carácter da AMG, mas não recebemos muitas queixas agora. Todos adoramos o som do V8 e um carro elétrico pode também ser emocionante, por isso vamos ter de desenvolver um segundo amor para eles.
Entretanto… Enquanto não chegam eventuais confirmações de um AMG 100% elétrico, conheceremos brevemente o primeiro híbrido do tipo plug-in da marca de Affalterbach, muito provavelmente já no próximo Salão de Genebra. Trata-se de uma berlina de quatro portas, que já conhecemos sob a forma de protótipo o ano passado, e que combina o conhecido 4.0 V8 biturbo com um motor elétrico no eixo traseiro. Imaginem um Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e a receita não difere muito para o Mercedes-AMG GT Concept.

Mas se no Panamera a combinação de muitos hidrocarbonetos com eletrões resultam em 680 cv, no concept apresentado pela Mercedes-AMG esse número ficava a norte dos 800 cv. Os rumores mais recentes apontam para números ligeiramente mais modestos, com duas versões aparentemente a serem desenvolvidas — uma com 680 e outra com aproximadamente 750 cv! Até o hiperdesportivo Project One chegar ao mercado em 2020, outro plug-in, o GT de quatro portas será o modelo mais possante da Mercedes-AMG!

E ainda antes do plug-in, já foram apresentados, no Salão de Detroit, os primeiros modelos AMG 53, nomeadamente, o CLS 53 e os E53 Coupé e Cabrio. Trata-se do novo degrau de acesso à AMG, e eventualmente substituirão os atuais modelos com designação 43, segundo Kallenius. A diferença dos 53 para os 43, reside no facto dos primeiros serem semi-híbridos (mild-hybrid). Ou seja, um sistema elétrico de 48 V encontra-se presente, permitindo que o novo seis cilindros em linha de 3.0 litros seja assistido por um motor-gerador elétrico — posicionado entre o motor e caixa de velocidades.

Além disso permitiu adicionar um compressor elétrico que fornece o “boost” necessário enquanto o turbo convencional não enche. O resultado são 435 cv e 520 Nm capazes de oferecer melhores prestações e mais eficiência do que os atuais 43. Como Kallenius refere:
Oferece-nos melhores prestações e emissões CO2 e um arranque de motor incrivelmente suave.

Mercedes-AMG 100% elétricos poderão ainda estar a uma geração de modelos de distância, mas o destino parece estar traçado. Terão os V8 de Affalterbach hipótese de sobrevivência num mundo movido a eletrões?

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMercedes-AMG 100% elétrico está próximo do mercado

Publicado no Verdesobrerodas



Por Razão Automóvel conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário