
No Circle K de Dal, a 55 quilômetros ao norte da capital, os proprietários da próxima geração de carros elétricos poderão, dentro de alguns meses, recarregar a bateria em apenas 10 minutos — cerca de um terço do tempo atual.
Enquanto esperam, os motoristas poderão entrar e devorar um burrito feito sob encomenda e outros itens de alimentação normalmente não encontrados em lojas de conveniência de postos de gasolina.
Os novos serviços de energia e
alimentação são dois dentre os vários projetos-piloto na Noruega da
proprietária da Circle K, a Alimentation Couche-Tard, uma empresa canadense de
lojas de conveniência que ganhou uma base europeia em 2012 com a aquisição do
braço de varejo da Statoil. A Couche-Tard está usando o país nórdico como campo
de teste para definir a resposta à expansão dos veículos elétricos. “Esta é uma tendência que
continuará crescendo, por isso o importante para nós é transformar-nos com o
mercado, como fizemos muitas e muitas vezes ao longo dos últimos 100 anos”,
disse Jacob Schram, chefe das operações europeias da Couche-Tard, em entrevista.
A crescente popularidade global
dos carros elétricos ecológicos, estimulada por
incentivos governamentais e pela queda dos preços, ameaça a relação básica
entre os postos de gasolina e os motoristas, que agora têm várias opções para
recarregar baterias. Para manter a fidelidade dos clientes na Noruega, onde os
veículos elétricos atualmente representam quase 30 por cento das novas vendas,
a Circle K planeja até mesmo uma incursão nas estações de recarga residenciais
em 2018. “Devemos transformar muito mais,
a começar pela expectativa de que o cliente venha até nós, ao posto”, disse
Schram. "Talvez devêssemos começar a ir até ele.”
Segundo Schram, 60 por cento a 70
por cento das recargas de modelos plug-in ocorrem em casa, 20 por cento a 30
por cento no trabalho e em espaços públicos e apenas 10 por cento em postos de
gasolina. O fenômeno está forçando os varejistas a melhorarem seu jogo.
Na unidade da Circle K em Dal, o
novo supercarregador faz parte do impulso europeu financiado por um grupo de
fabricantes de veículos que inclui a BMW e a Ford Motor. A Circle K é a
parceira do norte da Europa, com 60 postos planejados para sete países — 20 só
na Noruega — e espaços para seis carros por estação de recarga. A empresa de
varejo receberá aluguel das fabricantes de veículos e uma participação na
receita, segundo Schram.
A experiência da Noruega está
sendo acompanhada de perto pela Couche-Tard, que tem sede em Quebec. A empresa,
que começou com uma loja de conveniência nos arredores de Montreal, em 1980,
engoliu as rivais e construiu uma rede de mais de 12.000 lojas ao redor do
globo, da Flórida à Letônia, e a maioria delas oferece combustível. O
desempenho anêmico das ações da empresa neste ano — acumula alta de menos de 1
por cento após mais do que dobrar de valor desde o início de 2014 — reflete em
parte os questionamentos dos investidores em relação às perspectivas de
crescimento a longo prazo.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Noruega quer recarregar veículo elétrico em 10 minutos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Exame conteúdo
Espero que no Brasil também chegue um tempo em que teremos postos para abastecimento de carros elétricos , devido a grande demanda e vendas desses carros ecologicamente corretos! http://veiculoseletricosbrasil.22web.org/
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