Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Navya presenta táxi totalmente autônomo e elétrico

Pequeno e pouco conhecido fabricante francês que tem vindo a trabalhar no desenvolvimento das tecnologias de condução autônoma, a Navya acaba de apresentar o seu primeiro táxi totalmente autônomo. E que, acredita a companhia, entrará em funcionamento já no decorrer do próximo ano.

A Navya não é estranha a veículos autônomos — já tem em serviço compactos shuttles que em aeroportos ou em campus universitários.
O Autonom Cab — ou táxi autônomo — agora apresentado é definitivamente o seu projeto mais ambicioso. O veículo, segundo informações divulgadas pela própria empresa, tem propulsão elétrica, foi concebido para transportar até seis passageiros, a velocidades até 89 km/h.

Quanto à condução totalmente autônoma, é assegurada através de um total de 10 sistemas Lidar, seis câmaras, quatro radares e um computador, que recebe e trabalha toda a informação proveniente do exterior. Embora e segundo acrescenta a Navya, o carro utilize igualmente os dados fornecidos pelo sistema de navegação; ainda que com o sistema de detecção exterior a ter sempre primazia nas decisões.

De resto e fruto do enorme arcaboiço tecnológico, é expetável que o Navya, sem quaisquer pedais ou volante, terá de atingir, pelo menos, o nível 4 de autonomia. O que também lhe deverá permitir manter velocidades médias, quando em cidade, na ordem dos 48 km/h. “Imagine-se como seriam as cidades se só existissem veículos autônomos. Simplesmente, acabavam os congestionamentos ou os problemas de estacionamento, assim como o número de acidentes e a poluição seriam menores”

Com parcerias já estabelecidas com entidades como a KEOLIS, na Europa e nos EUA, a Navya espera assim conseguir que o seu táxi autônomo possa chegar às ruas, pelo menos, de algumas cidades europeias e americanas, durante o segundo trimestre de 2018. A Navya fornecerá apenas o veículo, cabendo às empresas de transportes o providenciar do serviço de transporte. Uma vez em funcionamento, aos clientes será proposto apenas que, ou instalem uma aplicação no seu smartphone e peçam o serviço, ou então, simplesmente, ao verem o Navya aproximar-se, façam sinal para parar!

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemNavya presenta táxi totalmente autônomo e elétrico

Publicado no Verdesobrerodas



Por Razão Automóvel conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário