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quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Elétrico eVito da Mercedes tem autonomia de 150 km

A Daimler apresenta o Mercedes-Benz eVito, uma versão elétrica da van compacta que já é vendida no Brasil. O modelo está sendo lançado na Alemanha, mas com vendas a partir do segundo semestre de 2018, e ainda não se sabe quando chegará ao mercado nacional. 

Com foco em entregas urbanas ou transporte de passageiros, onde as restrições aos veículos diesel são maiores, o furgão fica isento de qualquer limitação, não só por conta de seu porte, mas especialmente pela emissão zero de poluentes.

Com preços a partir de 39.990 euros, o Mercedes-Benz eVito já entra em pré-venda no mercado alemão, onde a marca disponibiliza 1.000 unidades com o sistema de recarga Wallbox, além de um pacote de serviços. Mas o modelo não ficará sozinho por muito tempo, pois a Daimler prepara o lançamento da eSprinter para 2019, igualmente 100% elétrica e já sob a nova geração do modelo. Outro que deverá surgir e fechar o trio de comerciais leves elétricos da Mercedes-Benz é o eCitan, derivado do Renault Kangoo europeu.

Equipado com motor elétrico de 114 cv e aproximadamente 30,5 kgfm, o Mercedes-Benz eVito vem com baterias de lítio de 41,4 kWh, que garantem autonomia de 150 km. Na hora da venda, o cliente pode optar por limite de velocidade em 80 km/h – maior economia – ou 120 km/h. Além disso, o monovolume vem em dois tamanhos de carroceria: 5,140 mm ou 5,370 mm. O espaço útil para cargas é de 6,6 m3 e a capacidade de carga é de 1.073 kg. O peso bruto total é de 3.200 kg.

Para dar suporte ao Mercedes-Benz eVito, a empresa criou uma rede de concessionárias com consultoria focada na comercialização e operação de veículos elétricos, bem como aplicativo para monitoramento das funções e estado do veículo, programa de treinamento de motorista para atuarem com veículos elétricos, aluguel de veículos para períodos de pico, entre outros.
De acordo com a Daimler, o Mercedes-Benz eVito tem custo operacional semelhante ao do diesel, já que o preço mais alto cobre o baixo custo de manutenção e economia com consumo de combustível. A empresa já fechou um contrato de fornecimento de vans – incluindo a eSprinter – com a Hermes, cuja frota terá 1.500 unidades elétricas até 2020.

No Brasil, a realidade de vans elétricas ainda está longe, embora o segmento de comerciais leves na categoria de vans compactas tenha aumentado. Atualmente, apenas duas marcas disponibilizam através de comodato veículos elétricos de categoria semelhante, sendo eles o BYD T3 e o Renault Kangoo ZE, operando em empresas que prestam serviços públicos.

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Publicado no Verdesobrerodas



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