
O diferencial entre carga mais rápida e a mais lenta, que é o padrão hoje está no anodo da células de lítio, que é o eletrodo carregado negativamente e que é feito de carbono. Quando ocorre a carga ou a descarga de energia na bateria, ele íons se movem do anodo para o cátodo e vice-versa, sendo o cátodo positivo.
O processo, quando acelerado,
provoca uma degradação da bateria, o que pode levar a um incêndio. Isso pode
ocorrer em um carregador de alta tensão, avariando a bateria ou reduzindo seu
ciclo de vida. Por isso, a Toshiba trocou o carbono do anodo, em realidade
o óxido de lítio-titânio, pelo óxido de titânio-nióbio.
Esse novo anodo desenvolvido pela
Toshiba promete duplicar a densidade da bateria padrão da empresa, que tem 32
kWh, permitindo um tempo de recarga baixíssimo. Com essa meta de seis minutos,
a companhia japonesa quer coloca-la no mercado já em 2019, o que sem dúvida é
uma boa notícia para as montadoras que possuem contratos com a empresa.
Até agora, a bateria tem sido um
dispositivo de rápida evolução no mundo automotivo. Com as de níquel-hidreto
metálico focadas nos híbridos, as de lítio ganharam destaque maior por sua
eficiência nos carros 100% elétricos. O tempo de recarga rápida caiu de uma
hora para 15 minutos em média nos últimos anos, mas a carga completa, lenta,
continua variando e alcançando 8 horas ou mais.
O outro ponto é o alcance que,
conforme os kWh aumentaram, passou de média de 160 km para o dobro disso em
cinco anos, fora as que agora chegam plenamente a 500 ou 600 km de autonomia.
Mas, o alvo principal dos fabricantes de automóveis e das empresas do setor
eletrônico é ter a bateria de estado sólido.
Esta promete não só baixar o
tempo de recarga completa de horas para minutos, como também ampliar a
autonomia e a vida útil das células de lítio. A bateria de íons de nióbio já é
um bom pulo em direção a esta tecnologia, que tem previsão de surgir no mercado
em meados da próxima década.
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mobilidade sustentável
Postagem: Toshiba apesenta bateria que recarga em apenas seis minutos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Noticias Automotivas conteúdo
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