
Antes da revolução na estrada, a transformação nos bastidores: o primeiro automóvel elétrico da Audi, um SUV com base no e-tron quattro concept e com lançamento marcado para o próximo ano, vai nascer numa fábrica exclusiva e inteiramente dedicada a este tipo de tecnologia. A marca chama-lhe “e-factory”, uma unidade que resulta de uma total reformulação da unidade industrial de Bruxelas, de onde, até há pouco tempo, saiam modelos como o A1.
Se há uma coisa que,
desde já, a eletrificação trouxe para o mundo automóvel foi a visibilidade das
suas unidades fabris. E o caso não será para menos porque estamos perante um
mundo totalmente novo no plano da engenharia industrial: os carros
elétricos implicam linhas de produção completamente distintas, onde os
propulsores elétricos tomam o lugar dos motores a combustão; onde as baterias destronam
os “obsoletos” depósitos de combustível. Um universo no qual os funcionários
ganham novas especializações.
Numa era em que o léxico
do momento passou a contar com palavras-chave como “megafábrica”, a Audi parece
não resistir à provocação: “ser o melhor não implica necessariamente ser o
primeiro” – lê-se nas informações oficiais da marca sobre a sua “e-factory” de
Bruxelas. Esclarecedor…
A e-factory vai começar a
lançar as suas primeiras unidades em 2018, com o primeiro SUV elétrico de
tração integral, e Bertram Günter, responsável pelo departamento de produção,
explica que se trata de “uma missão totalmente nova” e mais ambiciosa do que
uma convencional fábrica: “Estamos a transformar a unidade de Bruxelas num
centro de competência para a mobilidade elétrica dentro do Grupo Audi”.
E como se planifica isto
tudo? Günter sublinha que a fábrica belga reúne características que fazem dela
um local ideal para esta visão: “Vamos manter exatamente o mesmo número de
trabalhadores que produziam o A1 em dois turnos. Como o SUV elétrico tem maior
complexidade e conteúdo de fabricação que o A1, a força de produção continuará
a operar na sua capacidade plena”.
Christian Allmann, especialista de baterias da equipa de Günther,
detalha: “Um dos novos aspetos do SUV elétrico é a integração total da bateria
na estrutura do carro, o que se traduz num design com um grau extremamente elevado
de segurança, bem como um tipo de precisão na montagem com o qual estamos a
estabelecer novos padrões na indústria”. Para o projeto do SUV e-tron
quattro, a Audi desenvolveu toda uma nova geração de tecnologias de produção,
incluindo um inédito sistema de montagem automática das baterias nos apoios
existentes na estrutura do veículo.
O e-tron quattro,
recorde-se, vai adotar a plataforma MEB, a primeira concebida especificamente
para carros elétricos. Toda a arquitetura foi concebida para acomodar motores
compactos e baterias de elevado rendimento, as quais são desenhadas de forma
plana e integradas ao longo do piso do veículo, permitindo libertar mais espaço
no habitáculo e, ainda, um comportamento dinâmico mais eficiente.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: SUV elétrico da Audi chegará no proximo ano
Publicado no
Verdesobrerodas
Por automonitor conteúdo
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