Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Veículos elétricos poupam dos freios

Um dos benefícios dos veículos híbridos e elétricos passa pela poupança ao nível dos freios, havendo uma longevidade superior destes componentes devido à forma como a regeneração energética ocorre nestes casos.

Note-se que os sistemas de frios convencionais – de fricção – recorrem a um disco de freio e a pastilhas que, uma vez em contato, permitem reduzir a velocidade assim que carrega no pedal do freio.
No caso dos híbridos e elétricos, o recurso ao sistema de travagem é menos desgastante por ação da regeneração providenciada pelos freios. Isto porque existe um efeito de gerador de energia capaz de converter a inércia em eletricidade para armazenamento nas baterias.

Ou seja, existe uma resistência criada pelo ato de geração de energia que permite perder velocidade assim que se tira o pé do acelerador (deixando a unidade eletrônica de controlo do motor de enviar um sinal para que a bateria envie energia e passe, ao invés, a recebê-la), recuperando-se a energia cinética para a bateria por intermédio desse tal motor/gerador.

Este efeito faz com que as pastilhas de freios possam durar muito mais do que os expectáveis 40.000-80.000 quilômetros (variando naturalmente consoante a utilização) e que os discos, em associação, possam superar os 80.000-100.000 quilômetros de longevidade esperada para um veículo com motor de combustão interna.

Estas situações são já visíveis em modelos como o Toyota Prius de gerações anteriores e o Nissan Leaf, cujos sistemas de travagem têm sido muito mais duradouros do que em modelos de igual potência mas sem qualquer tipo de intervenção na recuperação da energia da travagem.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemVeículos elétricos poupam dos freios

Publicado no Verdesobrerodas



Por Motor 24 conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário