
Maros Sefcovic, Vice Presidente da Comissão Europeia para a Energia, afirmou na passada semana ao jornal alemão
Sueddeutsche Zeitung «temos
que reconhecer que os EUA e a China estão a acelerar o desenvolvimento de
soluções ligadas à mobilidade elétrica. Na Europa estamos ainda bastante lentos
neste campo».
O exemplo da Airbus
remonta à década de 70 quando as empresas da indústria aeroespacial de todo o
continente europeu uniram esforços para concorrer com o gigante
americano Boeing, Maros Sefcovic afirmou mesmo que «precisamos de uma
Airbus para as baterias». As empresas europeia, incluindo as fabricantes de
automóveis terão de assumir o compromisso de adquirir baterias fabricadas na
Europa em vez de recorrerem à solução barata de importarem componentes de iões
de lítio da Ásia.
No meio do frenesim
ligado ao automóvel elétrico, por muitos defendido como o caminho do futuro, a
certeza é ainda uma: o mercado ainda não apresenta números significativos de
automóveis totalmente elétricos ou híbridos que justifiquem um investimento
tão forte em termos industriais em território europeu.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: UE quer consórcio para fabricar baterias para VEs
Publicado no
Verdesobrerodas
Por MaisTecnologia
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