
A Ariel, conhecida especialmente
pelo entusiasmante desportivo Atom, está a desenvolver, sob o nome de código
P40, um modelo elétrico com um monocasco de alumínio e carroçaria em fibra de
carbono que tem as baterias colocadas sob o piso do carro. A ideia passa por
oferecer duas versões, uma com quatro motores em que a sua distribuição, um por
cada roda, garante tração integral, a que se junta uma modalidade com apenas
dois propulsores.
O projeto contempla também uma turbina como extensor de autonomia, colocada acima dos motores traseiros, ajudando a alcançar uma autonomia situada entre 160km e 180km.
De acordo com os responsáveis pelo
projeto, a ideia não passa por criar uma versão ‘hardcore’ elétrica para as
pistas, mas ainda será possível desfrutar de cerca de 15 minutos de
performances extremas sem compromisso, se excluirmos o fato de posteriormente
serem precisos 50 minutos de carga rápida para abastecer as baterias de 42kWh.
Está a ser anunciado um registo
de 1180CV e 1800Nm para este Ariel elétrico, com as performances a serem ainda
potenciadas pelo avançado sistema de controlo de tração e a vetorização de
binário. AS especificações avançadas pelos britânicos da Autocar prometem isso
mesmo, com a aceleração dos 0 aos 96 km/h a ser realizada em 2,4 segundos,
alcançando posteriormente os 160 km/h em 3,8 segundos e os 240 km/h em 7,8
segundos. Segundo explicou o responsável máximo da Ariel, Simon Saunders, a
velocidade máxima é de 257km/h pois “ninguém precisa de andar mais rápido”.
As dimensões do modelo serão
similares às de um Lotus Evora, mas os pneus, jantes e travões vão ter
dimensões superiores para lidar com as doses maciças de potência e binário A
distância ao solo será superior aos restantes modelos da marca, algo que se
explica pela colocação sob o piso das baterias do Ariel elétrico. O design
final do P40 também ainda está longe de fechado, mas é já indicado que ele terá
em conta a necessidade de um enorme fluxo de ar para a turbina e o
arrefecimento dos componentes.
Os clientes vão contar com comodidades como
bancos ajustáveis, ar condicionado e escolher entre diversas cores e materiais,
e o objetivo é introduzir uma produção com um máximo de 300 exemplares por ano.
A apresentação deste Ariel elétrico na modalidade concept serviu também para
Simon Saunders revelar que a inspiração para a marca que lidera tem origem em
solo transalpino. “A Grã-Bretanha não tem uma Pagani. Reconheço que é o nosso
modelo”.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: P40 terá autonomia de até 180 km
Publicado no
Verdesobrerodas
Por motor24 conteúdo
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