
Este caminhão da Komatsu vai ser
usado para transportar toneladas de material de uma pedreira na Suíça.
A presença da bateria vai permitir poupar em certos materiais, já que, em vez de sobrecarregar os travões em descidas, esta energia vai ser usada como carga regenerativa para a bateria, conseguindo acumular até 40 kWh quando está a descer. Embora seja um projeto comercial, as próprias autoridades suíças estão a apoiar o conceito, de modo a reduzir a pegada ecológica deste tipo de extração. A Komatsu vai poder fornecer mais sete caminhões destes.
A presença da bateria vai permitir poupar em certos materiais, já que, em vez de sobrecarregar os travões em descidas, esta energia vai ser usada como carga regenerativa para a bateria, conseguindo acumular até 40 kWh quando está a descer. Embora seja um projeto comercial, as próprias autoridades suíças estão a apoiar o conceito, de modo a reduzir a pegada ecológica deste tipo de extração. A Komatsu vai poder fornecer mais sete caminhões destes.
A bateria é fornecida pela
Lithium Storage e é do tipo NMC (óxido de níquel-manganês-cobalto, com um átomo
de lítio), ideal para conseguir maior densidade energética. Isto porque o
caminhão da Komatsu tem a maior bateria já vista num veículo automóvel, pesando
4,5 toneladas, com 1440 células, e se fosse maior não haveria espaço para
outros componentes. Além disso, os 700 kWh da bateria (equivalente à capacidade
total de oito carros da Tesla) vão dar energia suficiente ao motor do caminhão
para mover as 45 toneladas dos veículos e as 65 de carga máxima que pode
transportar.
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mobilidade sustentável
Postagem: Komatsu tem maior veículo elétrico do mundo
Publicado no
Verdesobrerodas
Por motor24 conteúdo
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