Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

domingo, 18 de junho de 2017

Helsinque testa veículos elétricos e autônomos

Helsinque, capital da Finlândia, está testando uma forma alternativa de urbano de passageiros. Através de pequenos veículos elétricos e autônomos, a cidade já tem planos para iniciar um serviço regular com esse tipo de transporte futurista, que deverá ser uma realidade muito em breve.

Batizado de RoboBusLine, o veículo autônomo roda sem a presença de condutor, tendo duas portas pantográficas e espaço para entre 8 e 10 pessoas. Feitos pela EasyMile, os carros são do modelo EZ10 e rodam em velocidade limitada de 11 km/h, sempre com um operador a bordo para caso de emergência. O problema é que ainda não há uma legislação que permita ao veículo operar sem ninguém monitorando fisicamente.

Mas, conforme citado mais acima, o objetivo nos próximos anos é operar de forma totalmente autônoma, integrados ao sistema de transporte da capital finlandesa. A tecnologia já foi testada em outras duas cidades do país. Na França, um serviço semelhante também está sendo testado. A suíça Rinspeed é outra que aposta em pods urbanos sem motorista e com emissão zero. No vídeo abaixo, repare que a via não tem sinalização de solo tão completa assim, tendo apenas marcações específicas para o veículo, que são bem poucas.
 
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemHelsinque testa veículos elétricos e autônomos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Noticias Automotivas conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário